XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Diagnóstico e tratamento de volvo sigmoide em paciente jovem

Apresentação do Caso

Paciente J.R., sexo masculino, 47 anos de idade, deu entrada em pronto socorro com queixa de dor muito intensa há 4 dias em região hipogástrica, do tipo cólica, além de 4 episódios de êmese e constipação há 4 dias. Ao exame físico apresentou abdome distendido, doloroso à palpação e tenesmo intestinal. Foram realizadas radiografia e tomografia de abdome agudo, apresentando distensão e rotação de alças de cólon, com imagem típica em grão de café e sugestivo de volvo de sigmoide. Diagnóstico foi confirmado por meio de uma videocolonoscopia que revelou vólvulo de sigmóide com insuflação e megacólon. Paciente foi submetido a uma desvolvulação colonoscópica. Recebeu alta hospitalar e retornou em 5 dias após alta, para internação e preparação de cólon para cirurgia de retossigmoidectomia abdominal com anastomose primária para tratamento do megacólon. Os achados intraoperatórios foram um retossigmoide distendido e de paredes hipertróficas/espessadas. Paciente evolui bem, teve alta hospitalar 8 dias após a cirurgia, sem dor abdominal e sem alteração no exame físico.

Discussão

A causa benigna mais comum de obstrução colorretal é o volvo, sendo o volvo de sigmóide a etiologia mais comum de obstrução do intestino grosso no mundo, representando 5 a 15%. Para diagnóstico alguns argumentam que a tomografia computadorizada (TC) do abdome deve ser realizada preferencialmente, porém a radiografia simples é mais prontamente disponível universalmente e mais barato do que a TC abdominal. A distorção não operatória com sigmoidoscopia flexível é considerada terapia de primeira linha no tratamento inicial de volvo sigmoide, sendo realizada depois cirurgia para tratamento definido, se não houver contraindicação. A taxa de sucesso de distorção endoscópica do volvo de sigmóide varia de 55% a 94%.

Comentários finais

Em pacientes jovens, apesar do volvo de sigmóide ser uma causa incomum de obstrução intestinal, deve ser incluído no diagnóstico diferencial em casos que apresentam dor abdominal e constipação absoluta. O diagnóstico precoce e o tratamento definitivo oportuno podem evitar complicações, particularmente em pacientes mais jovens, nos quais as chances de um diagnóstico incorreto ou tardio são maiores. O paciente descrito se enquadra em faixa de idade atípica, pois essa patologia é mais comum em homens acima de 70 anos. Já a associação de megacólon e volvo de sigmóide é mais comum em pacientes jovens.

Palavras-Chave

Área

Cirurgia - Cólon

Autores

Helen Brambila Jorge Pareja, Fernando Torres Bermudes, Lorena Lex da Motta, Pedro Augusto de Assis Goes, Leonardo Vitor Pereira Dias, Thiago Lucas, Maria Eduarda Shono Maehara, Eraldo de Azevedo Coelho Junior, Isabela Reginato Cunha, Anna Paula Xavier Nóia, Rafaela Parizoto Fabrin, Mila Maria Pontelli de Souza Hauy