XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Evolução do diâmetro da anastomose gastrojejunal e do peso ponderal em pacientes submetidos a bypass gástrico em Y-de-Roux em seguimento de longo prazo: estudo Coorte prospectivo.

Introdução

O bypass gástrico em Y-de-Roux (BGYR) é uma das técnicas cirúrgicas mais realizadas mundialmente para tratar a obesidade grave. Os exames endoscópicos são indicados no pré operatório e no seguimento pós-operatório para diagnosticar e tratar complicações. Estudos prospectivos controlados com aferição objetiva da anastomose gastrojejunal (AGJ) e de longo prazo não foram encontrados na literatura.

Objetivo

Os objetivos deste estudo são avaliar a evolução do diâmetro da AGJ durante os primeiros sete anos após o BGYR e comparar com a perda e manutenção de peso em 7 anos.

Método

Estudo de coorte prospectivo com 37 pacientes submetidos ao BGYR pelo mesmo cirurgião, no Hospital Beneficência Portuguesa de São José do Rio Preto, em 2013-14. Todos os pacientes foram submetidos a endoscopia digestiva alta (EDA) no período pré e pós-operatório, realizadas pelo mesmo endoscopista. A EDA foi repetida 2, 6, 12, 24, 36, 48, 60 e 72 meses após o BGYR para medir o diâmetro da AGJ e avaliar sua correlação com a perda de peso estatisticamente. A aferição da AGJ foi realizada por régua validada.

Resultados

Em relação ao IMC, foi observado uma média pré-operatória de 41,21 Kg/m² com decréscimo significativo até os 12 meses (26,97 Kg/m²). A partir de 24 meses há uma estabilização e, posteriormente, um aumento gradual até 72 meses (29,07 Kg/m²).

Referente a AGJ, com base em estudos prévios, dividiu-se a amostra de paciente em 2 grupos: AGJ < 15 mm e AGJ ≥ 15 mm. Ao compará-los, não houve diferença significativa de comportamento em relação ao IMC e peso ao longo das avaliações. Porém, observou-se que há variação significativa do diâmetro da AGJ com o passar dos meses. O segundo mês pós-operatório apresenta valor significativamente menor que os demais momentos (p<0,001) com média de 11,55 mm, enquanto que com 72 meses a média é 21,91 mm de diâmetro.

Conclusões

Houve perda de peso significativa nos primeiros 24 meses após o BGYR, independentemente do tamanho da AGJ. Contudo, a longo prazo, foi possível observar um aumento do diâmetro da AGJ, assim como do IMC na amostra estudada. Tempo de seguimento mais amplo e um maior número de participantes devem ser considerados para se obter uma relação estatisticamente significativa entre o diâmetro da AGJ e o reganho de peso.

Palavras-Chave

cirurgia bariátrica; bypass gástrico em Y-de-Roux; endoscopia bariátrica; perda de peso; anastomose gastrojejunal;

Área

TCC – Centro de Treinamento - Endoscopia digestiva alta

Autores

Maisa Ramos Buissa, Luiz Gustavo de Quadros, Roberto Luiz Kaiser Júnior, Mário Flamini Júnior, Gustavo Henrique Xavier Caseiro, Fernanda Oliveira Azôr, Nathalia Oliveira Guarnetti dos Santos