XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Obstrução Intestinal por volvo de ceco: um Relato de Caso

Apresentação do Caso

Paciente M. L. S., sexo masculino, 86 anos, hipertenso, ex-etilista e ex-tabagista. Deu entrada com queixa de constipação intestinal, distensão abdominal e vômitos há 8 dias. Foi realizada radiografia de abdome agudo de admissão revelando sinais de volvo de cólon. No mesmo dia, paciente foi submetido a uma videocolonoscopia na qual foi visualizada ponto de torção (volvo) em cólon direito e realizada desvolvulação. No sexto dia realizou-se uma cecopexia de cólon direito por via videolaparoscópica. Após um mês, paciente retornou novamente com quadro de constipação intestinal e diminuição de evacuação há 8 dias, sendo internado e realizado tratamento conservador. Onze dias depois, retorna com queixa de parada de eliminação das fezes. Nesse momento optou-se por realizar laparotomia exploradora, retossigmoidectomia e enteroanatomose latero lateral sem intercorrências.

Discussão

Volvo é uma torção de uma víscera oca em torno de seu eixo mesentérico, podendo ocorrer em qualquer segmento do trato digestivo. Entretanto ocorre mais frequentemente no cólon sigmoide e no ceco. É responsável por 1% a 1,5% de todas as obstruções intestinais no adulto e estima-se que a incidência aumenta 5,53% ao ano. Os pacientes acometidos com volvo geralmente estão entre a 6ª e 8ª década de vida e possuem com certa frequência condições médicas crônicas e deficiências neuropsicológicas, sendo que essas causas se apresentam mais prevalentes no volvo de cólon no que do volvo de ceco. Dentre os fatores de riscos temos dietas ricas em fibras, Doença de Chagas e comorbidades neurológicas e psiquiátricas. Em relação a isso, o paciente do caso passou pelo procedimento de desvolvulação colonoscópica. Em termos terapêuticos por conta da baixa probabilidade de sucesso e um provável potencial para causar uma lesão ao cólon volvulizado, essa tentativa de realizar redução endoscópica são reservados para os pacientes com múltiplas comorbidades e alto risco cirúrgico. O objetivo no caso deste paciente foi retirá-lo da emergência, visto que este tratamento não é o definitivo. O tratamento é particularizado para cada caso, sendo que o procedimento de escolha é a colectomia direita e para reconstrução realiza-se ileotransversoanastomose.

Comentários finais

volvo de ceco é uma causa rara de obstrução do cólon. A incidência do volvo de ceco vem aumentando e apresenta uma alta taxa de mortalidade. Dessa forma, torna-se necessário o diagnóstico precoce.

Palavras-Chave

Área

Cirurgia - Cólon

Autores

Helen Brambila Jorge Pareja, Pedro Augusto de Assis Goes, Mila Maria Pontelli de Souza Hauy, Fernando Torres Bermudes, Thiago Lucas, Leonardo Vitor Pereira Dias, Rafaela Parizoto Fabrin, Lorena Lex da Motta, Anna Paula Xavier Nóia, Isabela Reginato Cunha, Eraldo de Azevedo Coelho Junior, Maria Eduarda Shono Maehara