XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Tumor neuroendócrino gástrico associado ao uso crônico de inibidor de bomba de prótons: a necessidade de uma nova classificação.

Apresentação do Caso

Mnbs, 29 anos, masculino, queixa-se de dispepsia há 10 anos, fazendo uso crônico de inibidor de bomba de prótons (IBP). Em 2021 referiu piora da dispepsia. Nega qualquer outro sintoma. Procurou assistência médica por exacerbação da dor epigástrica. Na endoscopia observou-se em corpo médio uma úlcera arredondada, com bordas elevadas bem delimitadas, medindo 10 mm de diâmetro e fundo limpo. Histopatológico revelou neoplasia epitelial com arquitetura e ausência de atrofia; cromogranina A positiva, ki-67 positivo menor que 2%, com perfil imunohistoquímico compatível com tumor neuroendócrino grau 1. Realizadas tomografias de tórax, abdome e pelve sem alterações. Gastrina sérica sem IBP por 21 dias de 17,9 (VR: até 115). Ecoendoscopia: espessamento da parede em corpo médio, hiperecoico, heterogêneo, originado da primeira camada e se estendendo até a segunda camada, medindo 11 mm no maior eixo. Conclusão: neoplasia neuroendócrina gástrica. Nesta ocasião, realizada a ressecção da lesão pela técnica de Duett. Histopatológico revela margens livres, atividade mitótica não observada.

Discussão

DISCUSSÃO: Tumor neuroendócrino (NET): refere-se a uma neoplasia bem diferenciada, e é atualmente classificado em 3 categorias: Tipo 1: associado a gastrite atrófica crônica. Tipo 2: Também ocorre como resultado da gastrina elevada, por tumores neuroendócrinos multifocais. Tipo 3: esporádico, ocorre na ausência de gastrite atrófica e da síndrome de Zollinger- Ellison. São os mais agressivos; metástases locais ou hepáticas são frequentes. Tratamento endoscópico para tipo 1 e 2 se: número de lesões < 5 e menores que 1 cm; sem suspeita de invasão da camada muscular própria. Tipo 3: a abordagem padrão é a gastrectomia mais linfadenectomia independente do tamanho e da diferenciação histológica.

Comentários finais

CONCLUSÃO: Ao interromper o mecanismo de feedback negativo do acido gástrico na secreção de gastrina, a hipocloridria, induzida por IBP leva a uma hipergastrinemia. Este caso aponta para uma lacuna provavelmente na classificação atual de NET. Sendo que a gastrina promove efeito trófico nas células enterocromafins (ECL). Dessa maneira o uso prolongado de IBP e a hipergastrinemia no homem, possivelmente pode levar à displasia e neoplasia. A decisão mais difícil em nosso paciente foi o tratamento. Optar por gastrectomia em um paciente jovem ou tratamento endoscópico. Uma vez adquirida ressecção R0 com tratamento por endoscopia, a classificação atual não trouxe uma diretriz satisfatória.

Palavras-Chave

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

pedro henrique teles prado, jose celso ardengh, bruna lemos silva, andressa tome rezende de faria, rosival vicente de paula, tarik walid omairi, thiago camilo de andrade bertolotto, bruna ribeiro krubniki, paula cristina de morais freitas, morgana andressa da silva santos, ana carolina fernandes reis, ISADORA PRADO PEIXOTO ROIZ