XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Hiatoplastia e Bypass Gástrico para tratamento de paciente obesa com hérnia hiatal e esôfago de Barrett

Resumo

Apresentação do caso: Paciente de 37 anos, obesa desde a adolescência (peso máximo de 100 kg aos 27 anos de idade, peso atual de 94 kg e índice de massa corporal atual de 36,7 kg/m2), com doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) associada a hérnia hiatal de 5 cm. Apresenta regurgitação e pirose há 7 anos, com pouca resposta ao uso de inibidores de bomba de prótons. À endoscopia digestiva alta foi observado esôfago de Barrett longo (EBL), com classificação de Praga C6M7, em esôfago distal, com metaplasia intestinal e ausência de displasia. Foi submetida a hiatoplastia combinada com bypass gástrico com reconstrução em Y de Roux (BGYR) videolaparoscópico. A recuperação pós-operatória ocorreu sem intercorrências, e a paciente recebeu alta hospitalar no 3º dia após a cirurgia, em bom estado geral, aceitando dieta líquida fracionada.
Discussão: As hérnias hiatais são condições comuns em pacientes obesos. Acometem 20-50% destes pacientes, e podem ser associadas a sintomas de refluxo gastroesofágico. O reparo da hérnia de hiato de forma concomitante à cirurgia bariátrica é uma opção terapêutica válida, apesar de existirem poucos estudos na literatura que ditem a respeito do benefício dessa escolha. A paciente em questão apresentava sintomas clássicos de DRGE, além de EBL em esôfago distal. Nos pacientes obesos com DRGE associada a complicações, tais como o EBL, a gastrectomia vertical pode piorar os sintomas de refluxo ou agravar suas complicações. Nestes casos, a opção pelo BGYR é preferencial por possibilitar tratamento tanto da obesidade mórbida quanto da DRGE.
Comentários Finais: Obesidade e hérnia hiatal são condições frequentemente coexistentes, e ambas são associadas à DRGE. Nesses pacientes, a realização de BGYR associado à hiatoplastia por videolaparoscopia é estratégia segura e eficaz para o tratamento de ambas as patologias.

Palavras-Chave

Refluxo; Barrett; Hiatoplastia; Bariátrica; Obesidade

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

José Donizeti Meira Júnior, Arthur Youssif Mota Arabi, Fabio Israel Lima Castelo Branco Marques, Denis Pajecki, Sergio Carlos Nahas, Marco Aurelio Santo