XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Suicídio por ingestão de peróxido de hidrogênio: relato de caso

Apresentação do Caso

Paciente L.R.S., sexo masculino, 58 anos, leucodermo. Foi levado ao pronto-socorro de sua cidade, no dia 22 de julho de 2020. A hipótese diagnóstica foi de intoxicação exógena com peróxido de hidrogênio, como tentativa de suicídio. Segundo a família, o paciente não era usuário de medicamentos e não possuía alergias.
Após 14 dias da ingestão, foi realizada endoscopia digestiva alta (EDA), não sendo possível progredir o endoscópio devido a estenose inflamatória em esôfago superior. Uma semana depois, repetiu-se a EDA, que identificou mucosa esofágica com enantema e erosões difusas, além da presença de algumas sinéquias cicatriciais; e mucosa gástrica com importante enantema e erosões difusas, mormente em antro, com estenose inflamatória intransponível ao endoscópio.
Após boa evolução do quadro, o paciente recebeu alta hospitalar para acompanhamento ambulatorial.
Todavia, no dia 02/09/2020, o paciente foi readmitido ao Hospital com quadro de má aceitação de dieta oral, desidratação, queda do estado geral e evidências de broncopneumonia aspirativa. Foi reiniciada a nutrição parenteral, hidratação endovenosa e antibioticoterapia de amplo espectro. Contudo, a evolução clínica foi desfavorável e o paciente faleceu por sepse pulmonar 5 dias depois.

Discussão

A ingestão de peróxido de hidrogênio é uma emergência médica, uma vez que tal composto tem ação corrosiva direta, desnaturando proteínas e causando necrose por coagulação. Sua concentração influencia no grau de dano ao organismo, sendo que na concentração de 35%, há possibilidade de se haver danos neurológicos e morte.
Quanto à endoscopia digestiva alta, deve-se realizar nas primeiras 6 a 12 horas, sendo que após 48 horas já é contra-indicado. Utiliza-se a classificação de Zargar, sendo as classificações 2B, 3A e 3B os de pior prognóstico (evidenciado no paciente em questão).
O suicídio é causa de aproximadamente 800.000 pessoas anualmente, e neste relato apresentaram-se as condutas tomadas no atendimento, que mesmo tendo desfecho negativo, pode auxiliar em situações similares no futuro.

Comentários finais

O relato de caso apresentado é relevante, visto que estabelece conduta para assistência à tentativa de suicídio por ingestão de peróxido de hidrogênio.

Palavras-Chave

Peróxido de hidrogênio; tentativa de suicídio; emergências; envenenamento, endoscopia do sistema digestório.

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Lucas Henrique Carvalho Machado, Mariana Nunes Lima Dias, Paulo Christian Machado, Guilherme Delfino Calomeni, José Dias Silva Neto