XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Enterorragia volumosa como manifestação clínica de Tuberculose Miliar

Apresentação do Caso

Paciente masculino, 73 anos, com antecedentes de Artrite Reumatóide, Hipertensão, Tabagismo, Doença Renal Crônica, Doença Arterial Obstrutiva Periférica, Doença Arterial Coronariana, Insuficiência Cardíaca e Acidente Vascular Cerebral. História de internação em 2017 por anemia, na qual foi realizada Colonoscopia, que demonstrou pandiverticulose e lesão de espalhamento lateral no reto, que foi retirada por mucosectomia (Adenoma Vilotubular com displasia de baixo grau). Usuário de Aspirina e Prednisona. Veio à emergência com queixas de dispnéia, mialgia, febre e perda de peso iniciados na última semana. Os exames mostraram uma anemia leve , leucocitose com neutrofilia, aumento importante de Proteina C Reativa e teste para SarsCov-2 negativo. O raio-x de tórax demonstrou disseminação miliar, presumivelmente infecciosa granulomatosa. O doente evoluiu com episódios de enterorragia com queda progressiva de hemoglobina e hipotensão. Realizada colonoscopia, que mostrou úlceras ileais profundas e extensas, com porejamento de sangue, entremeadas com mucosa de aspecto normal. No cólon, observou-se divertículos em todos os segmentos examinados, sem sinais de sangramento. O exame anatomo patológico revelou Ileíte crônica e aguda ulcerada, com granuloma, sem necrose. Pesquisa de BAAR positivo. O paciente evoluiu com novos sangramentos digestivos com hipotensão refratária, sendo admitido em Centro de Terapia Intensiva e evolução para óbito a despeito de medidas invasivas como uso de drogas vasoativas e intubação orotraqueal.

Discussão

A tuberculose intestinal se apresenta endoscopicamente com envolvimento da válvula ileocecal na maioria dos pacientes (85%). A detecção histológica de granulomas tem aproximadamente 80% de especificidade e acurácia em torno de 50%. Dor abdominal, diarréia, perda de peso e febre são os sintomas mais comuns. Sangramento gastrointestinal baixo ocorre em 5 a 15% dos pacientes, com enterorragia volumosa sendo extremamente rara.

Comentários finais

No caso apresentado demonstrou-se um paciente com quadro de enterorragia grave como manifestação clínica proeminente de Tuberculose Miliar. Salienta-se a importância de realizar o diagnóstico precoce e da consideração do diagnóstico diferencial diante de quadro clínico/endoscópico compatível.

Palavras-Chave

Tuberculose, Enterorragia, Miliar, Sangramento Gastrointestinal

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

Vinicius Eduardo Nascimento Lemos Campos, Andre Luiz Bassani, Paulo Ricardo Pavanatto Cavassola, Alexandre Luis Klamt, Ismael Maguilnik