XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Impacto da pandemia da COVID-19 na realização de colangiopancreatografia endoscópica retrógrada em hospital privado de Curitiba

Introdução

A colangiopancreatografia endoscópica retrógrada (CPRE) é um procedimento realizado para diagnóstico e tratamento de doenças de vias biliares e pancreáticas. A pandemia causada pelo vírus Sars-CoV-2 impactou diretamente no tratamento desses pacientes, por meio da suspensão das cirurgias eletivas.

Objetivo

Comparar o número de CPREs realizadas no período pré e pós pandemia em um hospital privado de Curitiba e avaliar o impacto da pandemia na idade dos pacientes, bem como nas indicações do procedimento.

Método

Estudo retrospectivo, transversal, descritivo correlacional, de abordagem quantitativa e qualitativa, com uso de dados coletados de prontuário eletrônico de 233 pacientes no período pré pandemia (de outubro de 2018 a fevereiro de 2020) e pós pandemia (março de 2020 a junho de 2021) de um hospital privado de Curitiba.

Resultados

No período pré pandemia, foram realizadas 128 CPREs no serviço, sendo as principais indicações do procedimento coledocolitíase (62,5%, n=80) e suspeita de neoplasia (21%, n=27). A média de idade dos pacientes atendidos no período pré-pandemia foi de 64 anos. O procedimento mais comumente realizado foi a papilotomia com balão, em 72 pacientes. 68 pacientes realizaram colecistectomia posteriormente. Já no período pós pandemia, a média de idade dos pacientes foi de 53 anos. Foram realizados 105 procedimentos no mesmo período da pré-pandemia. As principais indicações foram as mesmas (coledocolitíase 84,7%, n=89, e suspeita de neoplasia 9,5%, n=10). O procedimento mais realizado foi o mesmo (papilotomia com balão, em 75 pacientes). 49 pacientes realizaram colecistectomia posteriormente. Houve significância estatística no que se refere à idade dos pacientes (p=0,034).

Conclusões

Durante o período da pandemia, a média de idade dos pacientes diminuiu provavelmente devido ao temor de contaminação pela COVID-19 em pacientes mais idosos ao saírem de casa e procurarem o serviço médico. Com a suspensão das cirurgias eletivas durante o período da pandemia, a CPRE reforçou seu papel como ótima alternativa terapêutica em casos de coledocolitíase, reduzindo a necessidade de realização de cirurgias eletivas e de emergência, com redução do impacto da pandemia da COVID-19 na assistência de saúde a esses pacientes. Houve também uma diminuição na indicação do procedimento em casos suspeitos de neoplasia, o que pode influenciar em diagnósticos mais tardios de tumores.

Palavras-Chave

Área

TCC – Centro de Treinamento - Colangiopancreatografia endoscópica retrógrada

Autores

ROBERTA DE OLIVEIRA BORGES COSENZA, FLAVIO HEUTA IVANO