XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Retirada incompleta de dreno abdominal: relato de caso de perfuração tardia de intestino

Apresentação do Caso

Relatos de corpo estranho (CE) intra-abdominal após procedimentos cirúrgicos são raros, devido os malefícios médico-legais envolvidos. A cada 1500 operações intra-abdominais ocorre um caso, incidência em torno de 0,2%. O tempo entre a abordagem cirúrgica inicial e o diagnóstico de CE pode variar de semanas a anos. No paciente aqui relatado, identificou-se a presença de tal achado após 5 anos. RTL, 57 anos, sexo masculino, sem comorbidades, com queixa de dor em andar inferior de abdome, em aperto, sem irradiações, com inicio há 1 mês com piora progressiva com 2 dias de evolução pre-internação, associado a distensão abdominal, êmese e náuseas. História prévia de laparotomia infra-umbilical por apendicectomia complicada ha 5 anos. Ao exame físico encontrava-se em REG, abdome globoso, distendido, DB positivo em região de FID. TC de abdome com imagem tubular hiperdensa em fossa ilíaca direita sugestiva de CE, leve distensão difusa de alças entéricas. Realizado laparotomia exploradora e identificado presença de líquido seroso, múltiplas aderências firmes e frouxas entre intestino delgado, intestino grosso e parede abdominal, presença de plastrão em fossa ilíaca direita englobando ceco, válvula ileocecal, e CE (dreno túbulo laminar). Presença de fagocitose parcial do dreno por alça de delgado a cerca de 1,6m do ângulo de Treitz. Optado por enterectomia segmentar, com anastomose mecanica com grampeador linear. Paciente teve boa evolução, recebendo alta no 7° dia com acompanhamento ambulatorial.

Discussão

O primeiro relato de identificação de CE pós-operatório foi feito 1884. A incidência da retenção de CE intra-abdominais não é bem conhecida, porem vista como incomum, devido não ser identificado ou não relatado quando diagnosticado. A cada 1000 à 1500 laparotomias, aumenta-se as chances de se deixar um CE, sendo 40% diagnosticados no primeiro ano e 50 % até o quinto. Dado este compatível com o presente relato. Diversos são os CE descritos, desde gazes e compressas ate instrumental cirúrgica. É de se acreditar que o dreno tubular identificado, envolto por em tecido inflamatório permitiu sintomas mínimos ao paciente, que somente após crescimento progressivo deste plastão inflamatório, levou a piora dos sintomas.

Comentários finais

Por conseguinte, é imprescindível na formação medica cirúrgica, o ensinamento da fiscalização durante o peri-operatório, afim de uma boa pratica dos princípios básicos das técnica, objetivando sempre evitar situação que ponham o consulente em risco.

Palavras-Chave

Corpo estranho / Perfuração intestinal / Pós-operatório tardio

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Bruna Ribeiro Belarmino, Lucas Gomes Diniz, Giuliana Ayumi Kajiwara, Larissa Cupertino de Castro de Lima Oliveira, Diego Tavares Moreira, Hugo Gregoris de Lima