XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

BYPASS GÁSTRICO COM DESVIO INTESTINAL EM Y DE ROUX: IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DOS DOENTES NO PÓS-OPERATÓRIO

Introdução

A obesidade é grave problema de saúde pública no mundo, com prevalência crescente nas últimas décadas. A sua origem é multifatorial, e o seu tratamento envolve abordagem clínica, comportamental e em situações especiais, cirúrgica. Observa-se repercussão negativa tanto na expectativa de tempo de vida quanto na sua qualidade.

Objetivo

Avaliar o impacto na qualidade de vida dos doentes submetidos à cirurgia bariátrica tipo Gastroplastia por Bypass através da aplicação do protocolo BAROS (Bariatric Analysis and Reporting Outcome System).

Método

Estudo observacional, longitudinal e retrospectivo em pacientes submetidos à cirurgia Bypass Gástrico com desvio intestinal em Y de Roux (BGYR), por técnica minimamente invasiva. A pesquisa foi realizada em um hospital particular localizado em São Paulo (SP), em pacientes operados pela mesma equipe cirúrgica, através de realização de entrevista telefônica com os doentes no pós-operatório tardio.

Resultados

Dos doentes estudados, 41 (83,6%) são do gênero feminino, mediana de idade foi de 34,5 anos. Observou-se resolução das comorbidades: apneia do sono em 24 doentes (100%), diabetes mellitus tipo 2 em 100% dos doentes e hipertensão arterial sistêmica 83,4% dos doentes. Constatou-se melhora da qualidade de vida pós operatória em 91,8% dos casos. Observou-se após BGYR que a qualidade de vida em geral é "boa" para 20,4% desses doentes, "muito boa" para 48,9% dos doentes e "excelente" em para 30,6% dos doentes no pós- operatório de Bypass Gástrico com desvio intestinal em Y de Roux.

Conclusão

O Bypass Gástrico com desvio intestinal em Y de Roux (BGYR), pode estar relacionado com a melhora da qualidade de vida dos doentes obesos.

Palavras-Chave

1.Cirurgia Bariátrica; 2.Derivação gástrica; 3.Obesidade; 4.Perda de Peso; 5.Qualidade de Vida; 6. Bariatric Surgery; 7. Gastric bypass; 8. Obesity; 9. Weight Loss; 10. Quality of Life;

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

Jessica Mayumi Nagao, Ana Maria Reina, Demetrius Eduardo Germini