XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Ascite pancreática em paciente cirrótico, relato de caso

Apresentação do Caso

Paciente com história etilismo crônico, consumo diário de aproximadamente 330g de álcool / dia. Após episódio de alcoolismo, apresentou sintomas de mal-estar, fraqueza, tontura e dispneia, associados ao aumento do volume abdominal, sendo encaminhado ao pronto socorro. Encontrava-se com abdome globoso, ascítico, presença de circulação colateral e edema de extremidades. Após medidas iniciais para estabilização, foi submetido a exames laboratoriais, tomografia de abdome com contraste que evidenciou volumosa ascite com sinais de pancreatite crônica complicada com pseudocistos, além de hepatopatia crônica. A ultrassonografia de abdome com Doppler identificou sinais de hipertensão portal. Foram feitas várias paracenteses de alívio e diagnósticas, frente ao aumento rápido do volume abdominal, sintomas álgicos e dispneia. Dentre todas as análises, chamava atenção o valor persistentemente elevado da enzima amilase. Embora o cálculo do gradiente albumina soro/ascite (GASA) fosse maior que 1.1, sugerindo ascite por hipertensão portal, a amilase elevada levantou a hipótese da origem pancreática, confirmada através de colangioressonância que identificou uma fístula pancreática. O manejo clínico da ascite foi baseado na paracentese de alívio, associada à dieta parenteral e administração de octreotida na dose de 100mg a cada 8 horas, resultando em diminuição do volume abdominal e aumento do intervalo de tempo entre as drenagens de fluidos abdominais. Durante a internação, o paciente desenvolveu encefalopatia hepática que complicou com pneumonia aspirativa, insuficiência respiratória aguda, choque séptico e parada cardiorrespiratória (PCR), falecendo um mês após o início do quadro sem possibilidade de terapia intervencionista.

Discussão

A ascite pancreática é uma causa rara de ascite e geralmente aparece como consequência da pancreatite crônica. Resulta do excesso de líquido exsudativo intraperitoneal, rico em amilase e proteínas, comumente originado de um pseudocisto ou ruptura do ducto pancreático. Tipicamente, os pacientes apresentam dor abdominal leve, hiporexia e sensação de plenitude. O diagnóstico é caracterizado por níveis elevados de amilase, proteínas e baixo gradiente sérico de albumin no líquido ascítico.

Comentários finais

Ascite pancreática é uma entidade rara e tanto mais, quando ocorre em um paciente cirrótico. O manejo da ascite cirrótica é diferente quando há PA e os médicos devem estar cientes dessa possibilidade.

Palavras-Chave

Ascite, Fístula Pancreática, Pancreatite Crônica, Cirrose Hepática

Área

Gastroenterologia - Pâncreas e Vias Biliares

Autores

Renata Gizani de Moura Leite, Anna Paula Mendanha da Silva Aureliano, Sara Cardoso Paes Rose, Luana Dantas Barbosa, Liliana Sampaio Costa Mendes