Dados do Trabalho
Título
Análise dos Resultados do Tratamento de Obesidade com Balão Intragástrico Após 6 Meses
Introdução
O presente estudo teve como objetivo analisar os resultados obtidos no tratamento da obesidade com balão intragástrico, no período de 6 meses após sua realização
Objetivo
Se trata de estudo observacional com análise de coorte retrospectiva, de pacientes adultos entre 18 e 60 anos, com índice de massa corpórea (IMC) maior que 30 kg/m2.
Método
A amostra é da clínica privada Gastromed. Os pacientes foram agrupados de acordo com idade, sexo e peso, verificando a variação de peso ao longo dos 6 meses após a sua colocação.
Resultados
Pode-se observar que a média do peso inicial era de 98 (desv. padrão de 21) e a média do peso final passou a ser 85 (desv. padrão de 18), ou seja, uma diferença de 13.73.
Para o IMC, a média do IMC inicial era de 34.5 (desv. padrão de 5.2) e a média do imc final passou a ser 29.7 (desv. padrão de 4.8), ou seja, uma diferença de 4.74. A grande diferença veio através da diferença entre o peso inicial e o peso final, assim como o IMC.
Conclusão
Pode-se concluir que o balão gástrico utilizado em um período de 6 meses é efetivo para perda de peso, e por sua vez na resolução da obesidade e suas consequências.
Palavras-Chave
balão Intragástrico, obesidade, tratamento
Área
Cirurgia - Obesidade
Autores
Maria Clara Murad Baracat Ferreira, Bruno Zilberstein, Danilo Dallago de Marchi, Núbia de Oliveira Borges, Gabriel Moretto Sandri