XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

GIST DE INTESTINO DELGADO COMO UMA RARA CAUSA DE SANGRAMENTO GASTROINTESTINAL OBSCURO: RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

Homem, 92 anos, encaminhado devido episódios recorrentes de melena há 1 mês. Exames laboratoriais revelaram anemia grave (hemoglobina > 5), tratada com transfusões repetidas. Endoscopia digestiva alta (EDA) e colonoscopia não visualizaram alterações. Durante a internação, negou outras queixas e não relatou sangramento gastrointestinal. Após 15 dias, apresentou novo quadro de melena, além de constipação intestinal importante. Realizada enterotomografia, a qual mostrou lesão exofítica e heterogênea, que ocluía parcialmente a luz intestinal. Após discutir com equipe da cirurgia do aparelho digestivo, foi indicada a ressecção cirúrgica de segmento de intestino delgado através de laparotomia exploradora. O tumor excisado possuía 5 cm de diâmetro; biópsia identificou GIST de baixo risco e imuno-histoquímica positiva para CD117. Recebeu alta hospitalar após 5 dias da operação. Hoje, segue em acompanhamento ambulatorial com evolução favorável.

Discussão

Tumores estromais gastrointestinais (GISTs) são os tumores mesenquimais mais comuns do trato gastrointestinal, responsáveis por 1 a 3% de todas as doenças malignas desse sistema. Podem surgir ao longo de toda a sua extensão, principalmente no estômago (60%) e intestino delgado (20-30%). GISTs geralmente surgem entre os 40 e 70 anos, mas o paciente em questão é um idoso de 92 anos, idade acima do esperado. As apresentações clínicas dos GISTs variam de acordo com a localização e tamanho do tumor. Geralmente são incidentalomas, mas podem causar sintomas inespecíficos. Uma das manifestações mais relevantes são os sangramentos gastrointestinais, que podem ser crônicos e cursar com melena e/ou anemia, como presenciado no relato. Embora os tumores de intestino delgado sejam responsáveis por menos de 10% das causas de sangramento gastrointestinal obscuro, deve-se atentar para a possível presença de GISTs nesses casos. A tomografia computadorizada é um exame que permite a identificação do tumor, e foi realizada após endoscopia bidirecional sem alterações. O diagnóstico histológico é confirmado pela imuno-histoquímica positiva para CD117, e o tratamento padrão de GIST localizado é a excisão completa, como visto nesse estudo.

Comentários finais

Apesar de raros, GISTs de intestino delgado devem ser considerados como um possível diferencial em casos de melena e/ou anemia, pincipalmente quando as causas mais comuns foram descartadas. O diagnóstico precoce contribui para um melhor prognóstico, sendo indicado o tratamento cirúrgico para os tumores localizados.

Palavras-Chave

Melena; Procedimentos Cirúrgicos do Sistema Digestório; Tumores do Estroma Gastrointestinal

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Guilherme Rodrigues Oliveira, Ana Carolina Cunha Leal, Octávio Araújo Rodrigues Lima, Tayna Ise Marinato, José Miguel da Silva Maciel Júnior, Hugo Assis Martins da Costa, Alex Augusto Silva