XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Incidência de mucocele de apêndice em 9602 apendicectomias de urgência em Teresina-PI

Introdução

A mucocele de apêndice é uma patologia rara e usualmente assintomática. Surge após a obstrução da luz apendicular por acúmulo de material mucoide e sua consequente dilatação, pode ser desencadeada por doenças benignas ou malignas. Normalmente é descoberta acidentalmente durante laparotomias ou exames histopatológicos de peças cirúrgicas, mas ás vezes pode se assemelhar a uma apendicite aguda. O tratamento recomendado é sempre cirúrgico e o diagnóstico correto antes da cirurgia, apesar de difícil, é muito importante para a seleção do tratamento cirúrgico adequado e para evitar complicações intraoperatórias e complicações pós-operatórias. A ultrassonografia e, particularmente, a tomografia computadorizada, devem ser usadas extensivamente para esse fim. Se a mucocele for tratada incorretamente, pode acarretar graves complicações como o pseudomixoma peritoneal, potencialmente fatal e que é caracterizado pela disseminação de células epiteliais neoplásicas na superfície peritoneal.

Objetivo

Determinar a incidência dessa patologia em apendicectomias realizadas de pacientes admitidos na urgência entre os anos de 2009 e 2019, os graus de atipia celular mais comuns dessa condição, bem como o perfil dos pacientes acometidos (sexo e idade).

Método

Tratou-se de um estudo descritivo, retrospectivo, com abordagem quantitativa em um hospital público municipal da cidade de Teresina-PI através da análise dos laudos histopatológicos de 9602 apendicectomias realizadas nesse período.

Resultados

Os resultados desse estudo demonstraram uma incidência de 0,3% de lesões mucinosas em todas as apendicectomias realizadas, confirmando o caráter infrequente dessa condição. Destes, a faixa etária mais acometida foi de pacientes acima de 71 anos, seguido por pacientes no intervalo de 51 a 60 anos. A maioria se tratava de pacientes do sexo masculino (52%). A alteração histológica mais frequente foi a de cistoadenoma mucinoso (58%), seguido de cistoadenocarcinoma em 29% dos casos e 13% de mucoceles simples.

Conclusão

A mucocele de apêndice é uma patologia pouco habitual, mas como apendicite aguda é um problema cirúrgico bastante frequente, com uma média de aproximadamente 1000 apendicectomias anualmente no serviço em questão, a mucocele pode ser visualizada algumas vezes por ano durante cirurgias do apêndice. Acomete geralmente pessoas de meia idade e, por isso, em pacientes com mais de 40-50 anos, a mucocele apendicular deve ser incluída no diagnóstico diferencial de dor na região da fossa ilíaca direita.

Palavras-Chave

Mucocele. Apêndice. Apendicectomia.

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

Poliana de Lima Santana Rocha, Welligton Ribeiro Figueiredo , Felipe Maia da Fonsêca, Joyce Laíse Silva Duarte