XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

ABORDAGEM ENDOSCÓPICA DE PSEUDOCISTO PANCREÁTICO DECORRENTE À SÍNDROME DA DESCONEXÃO DUCTAL.

Apresentação do Caso

VJFJ, sexo masculino, 40 anos, procurou atendimento com quadro de plenitude gástrica pós-prandial associado a náuseas, dorsalgia e perda ponderal de 8 Kg desde o início dos sintomas.Encontra-se em bom estado geral, com massa palpável e abaulamento na região epigástrica esquerda. TC abdome total constatou uma coleção no corpo e cauda pancreática compatível a necrose delimitada (450 cm³) adjacente a descontinuidade do ducto na cauda mantendo contato com a coleção, sugestivo da síndrome de desconexão ductal. Há 7 anos foi submetido a gastrocistostomia e colecistectomia aberta decorrente de pancreatite aguda biliar grave.O diagnóstico levantado foi de pseudocisto pancreático com comunicação do ducto pancreático principal, sendo programada a drenagem endoscópica. Uma ressonância com colangiopancreatografia foi realizada demonstrando septações parietais anteriormente no pâncreas, lesão em corpo e antro do estômago além de ter um espessamento parietal associado. Há, também, presença do parênquima remanescente e a descontinuidade entre as porções cefálica e caudal do ducto pancreático, ratificando a Síndrome da Desconexão Ductal. Realizou-se a drenagem endoscópica transgástrica com dreno tipo pigtail e posicionada uma prótese (stent) para correção da descontinuidade do ducto pancreático.

Discussão

O acúmulo de líquido peripancreático, decorrente da ativação inapropriada das enzimas pancreáticas levando a proteólise, ocorre após episódio de pancreatite aguda , casos de pancreatite crônica ou procedimentos cirúrgicos no pâncreas e trauma. Os Pseudocistos Pancreáticos podem colecionar grandes volumes de líquido e se formam, em média, após 04 semanas do início do processo inflamatório. Recebe esse nome devido ao fato de as lesões inflamatórias no pâncreas resultarem em extravasamento do suco pancreático e do produto resultante da inflamação formarem o pseudocisto.

Comentários finais

O tratamento endoscópico minimamente invasivo pode ser efetivo em casos de pseudocisto pancreático, principalmente, nos recidivados decorrentes da síndrome de desconexão ductal.

Palavras-Chave

Pancreatic Pseudocyst, Pancreatic Ducts, Pancreatitis.

Área

Cirurgia - Pâncreas

Autores

Fernanda Alves Guimarães, Rodrigo Vieira Gomes, Vinicius Avelar Palhares, Amanda Luiza do Espirito Santo Pinheiro, Luanna Marques de Paula, Isélia Rodrigues de Souza, João Paulo Lemos da Silveira Santos