XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Hepatectomia II-III combinada com Gastrectomia Vertical para tratamento de adenomas hepáticos e obesidade por videolaparoscopia

Resumo

Apresentação de caso: Paciente de 50 anos, portadora de obesidade grau III (peso de 112 kg, índice de massa corporal de 45) associada a adenomas hepáticos (uma lesão em segmento II e duas lesões em segmento VIII, a maior com 5 cm). Durante o seguimento foi observado crescimento da lesão no segmento II, que assumiu 7,5 cm de tamanho. Optado pela realização de segmentectomia lateral esquerda videolaparoscópica associada a gastrectomia vertical no mesmo tempo cirúrgico. O procedimento ocorreu de forma satisfatória, e a paciente apresentou boa recuperação pós-operatória, recebendo alta hospitalar no 3º dia após a cirurgia, em bom estado geral, aceitando dieta líquida fracionada.
Discussão: Os adenomas hepáticos possuem uma prevalência estimada de 0,5 a 1,5% da população, e as indicações cirúrgicas dependem do sexo do paciente e do tamanho do nódulo. Geralmente em pacientes do sexo masculino a ressecção é indicada, enquanto no sexo feminino indica-se a interrupção de uso de anticoncepcionais e a perda de peso, reservando-se a indicação cirúrgica para casos que persistem com mais de 5,0 cm após estas medidas iniciais, ou que aumentem de tamanho durante o seguimento. A perda de peso é eficaz na redução do tamanho dos adenomas, e há inclusive relatos de remissão total de adenoma hepático após cirurgia bariátrica. A paciente em questão apresentava múltiplos adenomas, e lesão com crescimento em segmento lateral esquerdo, além de obesidade. Optou-se pela associação de gastrectomia vertical à segmentectomia lateral esquerda para favorecer a perda ponderal, de modo a controlar os demais adenomas restantes. Notamos que a ressecção do segmento lateral esquerdo do fígado facilitou o procedimento bariátrico por aumentar o campo cirúrgico.
Comentários finais: A segmentectomia lateral esquerda videolaparoscópica e a gastrectomia vertical são procedimentos bem padronizados, e que podem ser associados com segurança para o tratamento de adenomas hepáticos em pacientes com obesidade mórbida.

Palavras-Chave

Adenoma Hepático; Segmentectomia; Cirurgia Minimamente Invasiva; Obesidade Mórbida; Sleeve

Área

Cirurgia - Fígado

Autores

José Donizeti Meira Júnior, Rodrigo Nicida Garcia, Arthur Youssif Mota Arabi, Vagner Birk Jeismann, Anna Carolina Batista Dantas, Fabricio Ferreira Coelho, Sergio Carlos Nahas, Marco Aurelio Santo, Paulo Herman