XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

A CIRURGIA BARIÁTRICA NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE RETO

Apresentação do Caso

Mulher, 73 anos, com queixa de incontinência fecal associado a muco e sangue, sem outros sintomas. Diagnosticada com adenocarcinoma polipóide infiltrativo de reto baixo estádio IIa (cT3N0M0). Concomitante à lesão neoplásica, apresentava obesidade mórbida (IMC 45,9Kg/m²) e volumosa hérnia incisional mediana de laparotomia prévia, com perda de domicílio. Proposto tratamento oncológico com quimioterapia e radioterapia neoadjuvante seguida de amputação de reto. Devido a obesidade mórbida e da presença da hérnia, solicitada realização de cirurgia bariátrica para melhora das condições cirúrgicas. Submetida à Gastroplastia Sleeve Laparoscópica, sem intercorrências. Durante os primeiros cinco meses pós-bariátrica, foi submetida a quimioterapia com capecitabina conforme indicação da Oncologia Clínica, enquanto aguardava perda ponderal. Após término de terapia neoadjuvante, encontrava-se com IMC de 38,94 e com regressão completa da lesão neoplásica do reto, biópsia seriadas desta área com ausência de acometimento neoplásico. Atualmente, aproximadamente 12 meses pós-bariátrica, perda de 21,2% do peso inicial, equivalente a perda de 46% do excesso de peso, sem prejuízo no tempo terapêutico oncológico. Devido a resposta completa no tratamento oncológico, optado por Watch and Wait. Paciente será submetida a amputação de reto e correção de hérnia incisional, caso ocorra recorrência da doença.

Discussão

Aumento do IMC é associado com o aumento do risco de desenvolver câncer, assim como de ter um pior prognóstico. A morbidade cirúrgica é mais elevada em pacientes obesos, parcialmente devido à maior complexidade técnica, nos quais se observam maiores taxas de complicações como sangramento, infecção, deiscência de ferida e fístula/ deiscência de anastomose. Atualmente a cirurgia bariátrica é um método seguro e efetivo a longo prazo na perda ponderal, com melhora de condições associadas à obesidade (diabetes, hipertensão, síndrome metabólica) e aumento da sobrevida global. Inúmeros estudos demonstram a cirurgia bariátrica como fator protetor para mortes relacionadas a câncer, com maior impacto nos subtipos associados à obesidade.

Comentários finais

Como observado neste relato de caso, a cirurgia bariátrica é um método seguro para perda ponderal, com impacto importante na possibilidade de tratamento, qualidade de vida da paciente, não havendo em contraponto um prejuízo no tratamento oncológico. Portanto, em pacientes selecionados é uma tática plausível.

Palavras-Chave

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

Stefanie Sophie Buuck Marques, Ana Luiza Teixeira Minussi, Fernanda Cavalcanti Cabral Honorio, João Emilio Lemos Pinheiro Filho, Esau Furini Ferreira Barros, Felipe Emanuel Fuhro, Jaques Waisberg , Andre Roncon Dias