XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Tratamento da síndrome da defecação obstruída associada a retocele utilizando a técnica TRREMS – Transanal Repair of rectocele and rectal mucosectomy with a single Circular stapler

Introdução

Retocele é uma disfunção que pode ser tratada cirurgicamente. No entanto, é necessário avaliação completa e seleção adequada dos pacientes para obtenção de bons resultados.

Objetivo

Avaliar o resultado da técnica TRREMS (Transanal Repair of retocele and rectal mucosectomy with a single circular stapler) no tratamento da defecação obstruída relacionada a retocele e identificando os fatores preditivos que possam interferir nos resultados.

Método

Foram incluídas pacientes com sintomas de defecação obstruída devido a retocele significativa e submetidas ao procedimento TRREMS. As pacientes foram avaliadas com o escore de constipação Cleveland Clinic Florida (CCF) antes do procedimento cirúrgico (6 meses de seguimento), calculando-se o índice de redução no escore. Foram submetidas também a ecodefecografia, manometria anorretal e tempo de trânsito colônico. Fatores anatômicos e funcionais coexistentes como menopausa, anismus tratado com biofeedback, intussuscepção e/ou prolapso mucoso associado e complicações pós-operatórias foram analisados e comparados quanto ao índice de redução do escore de constipação.

Resultados

Foram incluídos 81 pacientes, dezenove (23,4%) apresentavam retocele grau II e 62 (76,5%) grau III, associada a intussuscepção e/ou prolapso mucoso em 51 (62,9%) e anismus em 25 (30,8%) pacientes. Sessenta (74%) pacientes encontravam-se na pós menopausa. Foram relatadas 19 (23%) complicações pós-operatórias, sendo uma (1,2%) hemorragia precoce, uma (1,2%) trombose, 7 (8,6%) com sintomas de tenesmo (tratados com analgesia e anti-inflamatório), 6 (7,4%) estenoses (4 tratados com dilatação digital e 2 com estricturectomia endoscópica) e 4 (4,9%) prolapsos de mucosa retal tratados com ligadura elástica. Houve signifcativa redução do escore de constipação da CCF de 13 para 4 no pós-operatório. Cinquenta e cinco (67,9%) e 24 (29,6%) apresentaram resposta ótima e satisfatória e com redução do escore de constipação ≥ 70% e ≥50% respectivamente. Pacientes com anismus, mesmo previamente tratados com BIO, apresentaram menor redução do escore de constipação da CCF em comparação com pacientes sem anismus.

Conclusão

O procedimento TRREMS demonstrou melhora significativa dos sintomas de defecação obstruída e o fator associado a um risco maior de insucesso inclui anismus mesmo que previamente tratado por biofeedback.

Palavras-Chave

Evacuação obstruída; Retocele; Cirurgia Grampeada.

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

MARIANA MUNIZ MURAD, adjra vilarinho silva, carolina murad regadas, marina murad regadas, emanuella castro murad, gabriela porto marques, sergio regadas filho, sthela murad regadas