XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Apresentação da Paracoccidioidomicose juvenil à colonoscopia

Apresentação do Caso

Mulher, 17 a, iniciou com 4 a 6 evacuações aquosas/dia; dor mesogástrica, contínua, intensidade 9 em 10, que a levava ao PS para analgesia; vômitos pós alimentares; hiporexia; astenia e perda de 5 Kg/6m. Negava febre, dispneia, tosse, tabagismo. Ao exame físico massamesogástrica palpável, linfonodomegalia dolorosa, retroauricular, cervical e supramandibular bilaterais, medindo entre 2 a 3 cm, confluente, móvel, fibroelástica. Ausência de ascite, lesões de pele ou mucosas. Laboratorialmente, constatava-se anemia ferropriva e hipoalbuminemia. À tomografia computadorizada (TC) de abdome, múltiplos nódulos hipodensos ovalados no mesentério e retroperitônio, espessamento ileal, sendo interrogado doença linfoproliferativa. À TC de tórax não havia alterações. À colonoscopia, edema, erosões e úlceras em todos os segmentos do cólon, válvula ileocecal deformada. Anatomopatológico (AP) de linfonodo mostrou linfadenite granulomatosa não caseosa associada a elementos micóticos típicos de Paracoccidioides, confirmados na biópsia colônica. Iniciado anfotericina B lipossomal seguida de itraconazol oral.

Discussão

A paracoccidioidomicose (PCM) é uma doença fúngica restrita à América Latina. A infecção ocorre em hospedeiros suscetíveis quando conídios aerossolizados são inalados. A forma de apresentação aguda/subaguda (juvenil), responsável por 5-25% dos casos, geralmente é grave, sendo mais comum em crianças e adolescentes. Todo trato gastrointestinal pode ser afetado pela PCM, com maior impacto nos intestinos. Raramente é suspeitada precocemente, com manifestações iniciais inespecíficas, permitindo o diagnóstico diferencial com doenças inflamatórias intestinais (DII), tuberculose e linfomas.

Comentários finais

A busca no PubMed, utilizando os descritores "Paracoccidioidomycosis" AND “intestinal”, retornou 37 resultados. A organização Mundial da Saúde define como "doenças negligenciadas" um conjunto de doenças infecciosas que afetam principalmente populações mais pobres e com acesso limitado aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que vivem em áreas rurais. Tecnicamente, a PCM se encaixaria nesta definição, embora não apareça nesta lista da OMS. Maior conhecimento do assunto poderá trazer um efeito na sociedade, considerando se tratar de uma doença pouco divulgada, a se basear pelo número de publicações indexadas.
A PCM juvenil, em sua apresentação endoscópica, faz parte do diagnóstico diferencial de DII e em áreas endêmicas e deve ser excluída antes do início da terapia imunossupressora.

Palavras-Chave

“Paracoccidioidomicose” “ Linfonodomegalia” “Doença inflamatória intestinal” “Colonoscopia”

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

Bianca Seixas Gonçalves, Valéria Ferreira de Almeida e Borges, Edmar Silva de Araújo Júnior, Jonathan Ferreira Brito, Priscila Inocencio Rodrigues Ribeiro, Clícia Milena dos Santos, Victor Pereira Chaves, Lucas Sincinato Silva, Nestor Barbosa de Andrade