XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Abdome Agudo Obstrutivo causada por Diverticulite de Meckel: Relato de Caso

Apresentação do Caso

A.C.B.F., feminino, 18 anos, apresenta quadro de dor abdominal difusa em cólica por cerca de 30 dias e piora da dor 7 dias antes do internamento. Na avaliação paciente com dor localizada em fossa ilíaca direita (FID), anorexia, parada da eliminação de fezes e flatos e 2 episódios de vômito. Ao exame físico apresentava dor intensa a palpação de FID, sinal de Blumberg e sinal do Psoas presentes. Realizada tomografia de abdome com achado de massa em região de epigástrio, aderido à parede abdominal com borramento de gordura adjacente, distensão de alças intestinais a montante com nível hidroaéreo; exames laboratoriais sem alterações. Mediante ao quadro apresentado foi optado por realizar laparotomia exploradora. No intraoperatório: Divertículo de Meckel (DM) aderido à parede abdominal associado a abscesso local com secreção purulenta e rotação de alças intestinais, hérnia interna causando obstrução intestinal. Realizada liberação das aderências do divertículo, desfeita hérnia interna e ressecção do divertículo de meckel e retirada do apêndice cecal (AC), material enviado para anatomopatológico (AP). O resultado do AP evidenciou DM – segmento entérico com metaplasia gástrica e pancreática com inflamação crônica e aguda trans mucosa, compatível com Diverticulite de Meckel; AC – periapendicite crônica moderada. No retorno ambulatorial paciente apresentava-se assintomática, com alta na sequência.

Discussão

O DM é a anomalia congênita mais comum do intestino delgado, ocorre em cerca de 2% da população. Comumente é revestido por tecido heterotópico, sendo esses mucosa gástrica em 50% dos casos, mucosa pancreática em aproximadamente 5%. O principal sintoma é o sangramento, além de intussuscepção, obstrução intestinal devido a volvo. A inflamação do divertículo corresponde de 10 a 20% das apresentações sintomáticas. Sendo o divertículo a causa da queixa do paciente ele deve ser removido. No caso discutido acima foi optado por ressecção de todo o divertículo, enterectomia adjacente com enteroanastomose uma vez encontrado um processo inflamatório infeccioso. 

Comentários finais

Por se tratar de uma doença pouco comum, com clínica insidiosa e uma variedade de sinais e sintomas, além de achados poucos específicos dos exames complementares percebe-se a dificuldade diagnostica e de identificação precoce e certeira do Divertículo e Diverticulite de Meckel. Portanto é de fundamental importância a suspeição clínica da patologia em casos de abdome agudo.

Palavras-Chave

Diverticulo de Meckel; Obstrução intestinal; Abdome Agudo; Enterectomia

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Marina Boff, Luísa Zanatelli Brasil Bastos, Victoria Langer Cechin, Emanuely Freyhardt, Jefferson Cleber de Augustinho, Fernando Roberto Schmidt, Rafael Gustavo Pucheta Boccia, Amadeu André Soberanski