XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

A ANÁLISE DO MATERIAL OBTIDO PELA ULTRASONOGRAFIA ENDOSCÓPICA PARA OBTER “CORE BIOPSY” PERMITE CONDUTA CONSERVADORA NOS PACIENTES COM CISTOADENOMA SEROSO?

Introdução

O cistoadenoma seroso (CAS) é benigno e sua incidência varia de 1% a 2% dos tumores exócrinos pancreáticos. Sua detecção tem aumentado devido à evolução da tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia endoscópica (EUS). O diagnóstico certo determina o manejo adequado desses pacientes, mas ainda é difícil, pois a citologia obtida pela EUS com agulha fina (EUS-FNA) geralmente é inconclusiva e o raciocínio deve ser feito baseado nos achados bioquímicos do fluido cístico, quando possível. A EUS-FNB obtêm amostras de melhor qualidade e quantidade permitindo a análise histológica o que parece facilitar o diagnóstico.

Objetivo

Determinar a acurácia e descrever os achados da microhistologia (McH) obtida pela EUS com a agulha ProCore 20G (PC), para o diagnóstico preciso de pacientes com CAS.

Método

Trata-se de um estudo retrospectivo, longitudinal, observacional e unicêntrico. Revisaremos os dados de prontuário de todos os casos suspeitos de CAS encaminhados para a realização da EUS-FNB com a agulha PC entre março/2017 à dezembro/2020. Avaliaremos os dados clínicos, demográficos e resultados dos exames de imagem, assim como os resultados da microhistologia obtida pela “Core Biopsy”.

Resultados

Trinta e um pacientes foram estudados, a média de idade foi 54,2 (21-84a). A maioria dos casos foi identificado incidentalmente (80.6%). A análise bioquímica do fluído foi possível em 45,5% e imuno-histoquímica (IHQ) em 31,8% dos casos. O diagnóstico final foi CAS 27/31 (87,2%), cistoadenoma mucinoso 1/31 (3,2%), neoplasia solido papilar em 1/31 (3,2%) e cisto simples em 2/31 (6,4%). O padrão microcístico foi descrito em 50% dos casos. O revestimento celular foi plano, cuboidal e de pequenas células em 18,2%, 72,8% e 9,1%, respectivamente. Outras características: padrão papilar baixo em 36,4%, padrão microglandular em 81,8% e células com citoplasma claro em 100% dos casos. Os núcleos eram pequenos em 95,5%, hipercromáticos em 63,6%, ovóides em 45,5% e redondos em 54,5%. O diagnóstico classificatório de CAS pela McH ocorreu em 27/31 (87,2%) e a acurácia da EUS-FNB no diagnóstico foi 30/31 (96,7%).

Conclusões

A análise dos resultados pela EUS-FNB com a agulha PC para a microhistologia permite em pacientes com suspeita de CAS o diagnóstico classificatório, observado nas características teciduais, além da possibilidade em realizar a imuno-histoquímica para o diagnóstico diferencial. Esses achados permitem a adoção de estratégia conservadora em pacientes onde a microhistologia identifique CAS.

Palavras-Chave

cistoadenoma seroso; SCA; EUS-FNB; core biopsy, cisto pancreático; ecoendoscopia; ultrassonografia endoscópica

Área

TCC – Centro de Treinamento - Ecoendoscopia

Autores

Thiago Camilo Andrade Bertolotto, Ana Carolina Fernandes Reis, Ivana Tamie Yamashita Shinzato, Morgana Andressa Silva Santos, Rafael Carvalho Silva, Rafaella Christina Gouveia Lauriano, Andressa Tomé Rezende Faria, Marina Doles Ascenção, Nicolas Jannuzzelli Richwin, Verônica Cangussú Serretti Leonel , Ibrahim El Ibrahim, Alex Ingold, Samuel Galante Romanini, Filadélfio Euclides Venco, Marcel Autran Machado, Miguel Reynaldo Varca Neto, Rodrigo Cañada Trofo Surjan, Artur Adolfo Parada, Jaques Waisberg, José Celso Ardengh