XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso - Tuberculose duodenal

Apresentação do Caso

P.L.F.O, 25 anos, sexo masculino, PVHA com diagnóstico desde os 17 anos de idade, deu entrada no hospital com história de diarreia há 2 semanas com fezes escurecidas e odor atípico associado a dor abdominal tipo cólicas e emagrecimento. Há 5 meses reiniciou tratamento com TARVs, com má aderência a medicação. Exames físicos evidenciaram anemia a esclarecer, sem história de sangramento prévio (hemoglobina: 4,9 e hematócrito: 15,9), sendo então solicitado endoscopia digestiva alta para investigação. Durante o exame foi observado em duodeno, presença de mucosa esbranquiçada, recoberta por fino atapetamento em “pele de pêssego” acometendo tanto o bulbo quanto a segunda porção, realizado biópsias no local sem intercorrências. Não foram observadas fontes de sangramento que ajudassem na elucidação diagnóstica da anemia. O anátomo patológico mostrou micobacteriose intestinal e a imuno-histoquímica confirmou a presença de anticorpo Mycobacterium tuberculosis positivo. Durante a internação paciente apresentou melhora da diarréia com cefepime associado a metronidazol, nitazonamida e fluconazol, porém devido a recusa do tratamento do HIV, o mesmo apresentou piora do estado geral, com rebaixamento do nível de consciência evoluindo com óbito na enfermaria da infectologia.

Discussão

A prevalência da infecção por Mycobacterium tuberculosis no trato gastrointestinal vem aumentado desde 1985, devido aos casos de SIDA e doenças em populações imigrantes. O local mais comum de acometimento é a válvula ileocecal (80-85%) seguido de cólon ascendente, jejuno, apêndice, duodeno, estômago, colón sigmóide e reto. O envolvimento isolado do duodeno ocorre em menos de 2,5% dos pacientes, podendo levar a sintomas pépticos e até obstrução gástrica. O diagnóstico da tuberculose duodenal pode ser feito pela endoscopia digestiva alta ou enteroscopia por cápsula ou duplo balão.
O tratamento consiste nas drogas usuais para tratamento da tuberculose com rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol por pelo menos 6 meses.

Comentários finais

O acometimento duodenal da tuberculose é raro, e pode simular sintomas dispéticos ou obstrutivos. A presença de sangramento gastrointestinal alto pode ocorrer na tuberculose duodenal, e usualmente há também acometimento gástrico quando presente. Além do tratamento medicamentoso, as vezes estenoses podem exigir ressecção ou plastia cirúrgica, até dilatações por enteroscopia. As dilatações duodenais podem ser feitas por balão quando necessárias.

Palavras-Chave

Endoscopia digestiva alta; Tuberculose duodenal; Mycobacterium tuberculosis

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Paulo Haruo Yano Junior, Paulo Gardenal Teles, Priscila Gonçalves Pereira, Nahul Pereira da Silva Junior, Giovanni Gustavo de Souza Avansini, Waldir Egidio Barbosa Mitidiero