XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO DE CISTO EPIDÉRMICO PANCREÁTICO COM DIAGNÓSTICO PÓS-CIRÚRGICO

Apresentação do Caso

Masculino, 60 anos, tabagista, etilista, com hepatite C tratada com quadro de dor abdominal difusa recorrente há 6 meses. Ultrassonografia de abdome evidenciava massa hipoecogênica de 5cm adjacente ao corpo do pâncreas. Solicitado colangioressonância que identificou formação nodular heterogênea sólida, com componentes císticos de permeio, em topografia de cabeça e corpo do pâncreas, em contato com antro pilórico e artérias hepática comum e esplênica, sem comunicação com ducto pancreático principal, suspeita para neoplasia. Indicada abordagem cirúrgica. No intra-operatório identificado lesão exofítica ao parênquima pancreático com plano de clivagem com o mesmo, sobre a transição da cabeça e corpo, de aspecto regular, coloração esbranquiçada e consistência fibro-elástica. Realizado exérese da lesão sem intercorrências, paciente evoluiu com fístula benigna tratada de forma conservadora e recebeu alta no 12° pós operatório. Em retorno ambulatorial, checado anatomo-patológico compatível com cisto epidérmico com reação linfoide e focos de calcificação distrófica, sem malignidade.

Discussão

A incidência de cistos pancreáticos vem aumentando devido a melhor qualidade dos exames de imagem e ampliação de seu acesso. A maioria dos pacientes é assintomática, sendo o achado incidental aos exames forma comum de diagnóstico. Cerca de 75% dos cistos pancreáticos são benignos, e seu potencial de malignidade é dependente do tipo histológico. A tomografia de abdome e a colangioressonância magnética são os exames mais utilizados para auxiliar no diagnóstico, entretanto apresentam limitações no detalhamento desses cistos. A ecoendoscopia poder fornecer mais informações e permite realizar biópsias. As características das lesões são importantes preditores de malignidade, e são utilizadas para orientar a indicação cirúrgica. O caso clínico desse trabalho pode representar um cisto linfoepitelial de pâncreas com diferenciação sebácea, lesão benigna que corresponde a menos de 1% dos cistos pancreáticos, o que motivou seu relato. Outros diagnósticos diferenciais incluem cisto epidermoide com inflamação granulomatosa, cisto epidermoide com aspiração de linfonodo pericístico e cisto linfoepitelial.

Comentários finais

As lesões císticas de pâncreas constituem um desafio diagnóstico, frequentemente confirmado apenas após a cirurgia. Esse caso representa um diagnóstico diferencial interessante visto suas características suspeitas para malignidade, com resultado benigno de uma condição pouco comum.

Palavras-Chave

Cisto pancreático; Cisto epidérmico

Área

Cirurgia - Pâncreas

Autores

Nicolas Pivoto, Bárbara Parente Coelho, Lana Wilma Rocha Lima, Claudia Nishida Hasimoto, Leonardo Pelafsky, Walmar Kerche de Oliveira