XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Tratamento endoscópico de "walled-off-necrosis" (WON) em paciente com bypass gástrico.

Apresentação do Caso

Paciente de 56 anos, feminino, com passado de cirurgia bariátrica (bypass gástrico em Y de Roux), apresentou quadro de pancreatite necrosante há 4 meses com formação de coleção peripancreática. Devido ao aumento progressivo da coleção associado a dor abdominal, indicada avaliação para drenagem ecoguiada. Ecoendoscopia revelou coleção medindo 13 x 10 cm, com debris ecogênicos no interior, caracterizando WON. Observada distância menor que 1 cm entre a coleção e o coto gástrico, permitindo então a drenagem com o dispositivo Hot Axios Stent de 15 mm, sem intercorrências. Após 7 dias, paciente retorna com desconforto abdominal e elevação de PCR. Tomografia de abdome revelou redução significativa da coleção (7 x 7 cm), porém com grande conteúdo necrótico no interior. Reavaliação endoscópica evidenciou grande quantidade de debris no interior do cisto, com obstrução parcial da prótese. Realizada necrosectomia com debridamento químico e mecânico. Paciente apresentou boa evolução, recebendo alta no dia seguinte com antibioticoterapia oral. Exames de imagem revelaram redução progressiva da coleção, com retirada da prótese após 4 semanas da drenagem.

Discussão

O manejo ideal das coleções peripancreáticas segue um desafio. O tratamento endoscópico com drenagem transgástrica é o método de escolha, com maior taxa de sucesso e menor morbidade. O tratamento das coleções necróticas é ainda mais desafiador, com sucesso terapêutico variando entre 70 a 90% e com eventos adversos em até 35% dos casos. A necessidade de necrosectomia é baseada na abordagem step-up.
Em pacientes com anatomia alterada como o caso descrito, observa-se maior dificuldade técnica devido ao pequeno espaço para acesso ao cisto através do coto gástrico remanescente. A interposição de alça ou do estômago excluso são outros fatores que podem impedir a drenagem endoscópica. A avaliação por ecoendoscopia permitiu a busca da janela para drenagem adequada, evitando assim procedimento mais invasivo. A realização de necrosectomia foi facilitada pelo uso de prótese metálica com aposição de lumens, permitindo a fácil entrada na coleção para debridamento. A busca na língua inglesa na base de dados Pubmed não revelou outros casos semelhantes descritos.

Comentários finais

A ecoendoscopia permite a drenagem ecoguiada de coleções peripancreáticas mesmo em pacientes com bypass gástrico. A drenagem através do coto gástrico e posterior necrosectomia, se necessário, podem ser realizadas de forma segura e eficaz.

Palavras-Chave

WON, gastric bypass, endoscopy, ecoendoscopia

Área

Endoscopia - Ecoendoscopia

Autores

Rafael Ronniele Cândido Cardoso, Giovanna Veríssimo Brandizzi, Camila Regino de Oliveira, Lucas Santana Nova da Costa, Bruno Chaves Salomão, Flavio Hayato Ejima