XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Avaliação da qualidade do serviço de endoscopia e colonoscopia da FMABC

Introdução

Medir a qualidade é uma necessidade atual dos serviços médicos, seja para avaliar seu custo-benefício ou para identificar discrepâncias que requerem refinamento.

Objetivo

Este trabalho tem como objetivo resumir o que medir e quando, de acordo com alguns indicadores de qualidade e padrões atuais identificados para EDA e colonoscopia. Identificar métricas de qualidade específicas ajuda a definir e moldar um serviço ideal e forma uma base segura de melhoria.

Método

O estudo é observacional e prospectivo, compreendendo o período de 1° de julho de 2021 a 31 de outubro de 2021. Foram incluídos no estudo pacientes que foram submetidos a EDA e colonoscopia, sob sedação moderada à profunda. Foram aplicados a todos os pacientes o termo de consentimento livre e esclarecido. Os critérios de exclusão foram todos os pacientes submetidos a anestesia geral. Aplicamos um questionário baseado em três etapas para medir a qualidade do serviço: Pré-procedimento, durante o procedimento e pós-procedimento. No primeiro, avaliamos a triagem do paciente por parte da equipe de enfermagem. Durante o procedimento, iremos avaliar o tempo do mesmo, tempo de sedação, despertar do paciente e intercorrências. Já na última etapa a avaliação será voltada para o paciente questionando possíveis complicações e satisfação por parte do mesmo.

Resultados

De um total de pacientes, até o agosto de 2021, que foram submetidos aos procedimentos endoscópicos (n = 240), 127 foram do sexo feminino (52,92%). O tempo de triagem durou cerca de 20 minutos. Foram realizados 257 procedimentos endoscópicos, 152 foram endoscopias (60,31%). O tempo médio de cada EDA foi de 8 minutos, enquanto que a colonoscopia durou em média 17 minutos. O tempo de sedação para as EDAs foram de 12 minutos, já o tempo de sedação para as colonoscopias foram 22 minutos. 218 pacientes (90,08%) relataram está assintomáticos após os procedimentos submetidos. E 229 pacientes (95,41%) comunicaram a equipe que indicaria o serviço de endoscopia a outro paciente.

Conclusões

Oferecer um serviço de endoscopia e colonoscopia de qualidade é, portanto, uma prioridade de saúde. Tanto a endoscopia quanto a colonoscopia são procedimento de várias etapas e, portanto, a avaliação de todos os aspectos dos procedimentos devem ser abordadas. A qualidade nos procedimentos endoscópicos se referem a uma combinação de muitas habilidades técnicas e não técnicas centradas no paciente. Identificar métricas de qualidade específicas ajuda a definir e moldar um serviço ideal.

Palavras-Chave

Endoscopia; Colonoscopia; Qualidade; Resultado.

Área

TCC – Centro de Treinamento - Miscelânea

Autores

Victor Matheus de Araújo Dantas, Luiz Fernando Gresenberg Okamoto