XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Gastrectomia total robótica com linfadenectomia D2 e ressecção multivisceral

Resumo

Paciente masculino, 81 anos, sem comorbidades, com antecedente cirúrgico de prostatectomia radical devido neoplasia prostática, procura atendimento médico devido a epigastralgia, perda de peso e episódios de melena. Ao exame físico paciente emagrecido com IMC 22,9. Realizou endoscopia externa com presença de úlcera profunda com bordas elevadas e fundo recoberto com fibrina e pontos necróticos em grande curvatura de corpo gástrico estendendo-se para pequena curvatura, antro proximal e incisura suspeito de neoplasia gástrica, Bormann 2. Realizado estadiamento com tomografia de tórax, abdome e pelve com presença de espessamento irregular do corpo e antro gástrico suspeito de neoplasia primária, com linfonodos subcentimétricos perigástricos indeterminados. Indicado tratamento cirúrgico com proposta curativa.
No intraoperatório observado neoplasia avançada com invasão hepática e do mesocólon e paciente foi submetido a gastrectomia total robótica com ressecção multivisceral.
Realizado gastrectomia total robótica, com linfadenectomia a D2 associado a resseção hepática e resseção parcial de mesocolon transverso devido invasão tumoral do fígado e mesocólon. Anatomopatológico compatível com adenocarcinoma pouco diferenciado, tubular, com 13,5 cm em seu maior eixo. Margem de ressecção proximal e distal livres. Presença de metástase em 5 de 47 linfonodos ressecados.
Paciente apresentou boa evolução com inicio de dieta liquida fracionada no terceiro pós operatório e alta no oitavo pós operatório.

Palavras-Chave

gastrectomia total; neoplasia do estômago; ressecção multivisceral;

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

Felipe Alexandre Fernandes, Andre Roncon Dias, Amanda Juliani Arneiro, Marcus Fernando Kodama Pertille Ramos, Erica Sakamoto, Ulysses Ribeiro Junior, Sergio Carlos Nahas, Bruno Zilberstein