XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

CIRURGIA PREVENTIVA NA POLIPOSE ADENOMATOSA FAMILIAR: RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

Paciente de 62 anos, masculino, apresentou-se ao setor de colonoscopia com histórico de câncer de cólon na família. Negava sangue ou muco nas fezes, dor abdominal ou síndrome diarreica. Ao exame físico, não se evidenciaram quaisquer alterações. O paciente relatou que sua mãe e 3 irmãos possuíam histórico de câncer de cólon, todos diagnosticados próximo aos 60 anos. Além disso, 2 primos e 1 tia faleceram pelo mesmo diagnóstico. Paciente relata que o pai não possuía doenças prévias. Ao exame de colonoscopia, identificou-se mais de 20 pólipos nos cólons transverso, ascendente e ceco. Nesse procedimento foram retirados mais de 10 pólipos com pinça de biópsia, alça a frio e diatérmicas a depender do tamanho. Todo o material coletado foi encaminhado para estudo anatomopatológico. Além disso, notou-se o reto e o sigmóide normais. No estudo anatomopatológico evidenciou-se: em todos os pólipos características adenomatosas, desde tubular com displasia de baixo grau, até túbulo-vilosos com displasia de alto grau. Devido ao alto risco de câncer de cólon pela evidente polipose adenomatosa familiar atenuada, uma colectomia total com ileorretoanastomose laterolateral grampeada foi o procedimento indicado. Ao inspecionar o lúmen da peça, foram observados vários pólipos sésseis na região do ceco, no cólon ascendente, no cólon transverso e no cólon descendente.

Discussão

A Polipose adenomatosa familiar é uma síndrome clínica em que o cólon é acometido por inúmeros pólipos adenomatosos, em número maior do que 100, e considera-se atenuada entre 20 e 100 pólipos. História familiar e estudo histopatológico são fundamentais para o diagnóstico. O pólipo adenomatoso progride lentamente de estágios iniciais benignos para a neoplasia colorretal quando observada evolução natural da doença e não houver abordagem necessariamente cirúrgica para a correção, representando uma probabilidade de câncer colorretal de 100% em indivíduos não tratados. A herança é genética autossômica dominante com penetrância incompleta.

Comentários finais

Este caso clínico reflete a importância da cirurgia preventiva na Polipose adenomatosa familiar, dado que sua prevenção e diagnóstico precoce são decisivos para o prognóstico da doença, que evoluem para malignidade quando não tratados, além da possibilidade de preservação retal em casos com reto ainda normal, com menor morbidez a longo prazo, assegurando uma vigilância correta.

Palavras-Chave

Polipose Adenomatosa do Colo; Colorectal Neoplasms; Pólipos Adenomatosos.

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Caio Souza Dias, Arthur Freire Rosado, Brenda Matheus Nogueira de Lima, Roberto Souza Mendonça