XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

PNEUMOPERITÔNIO IDIOPÁTICO, RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

MS, mulher, 69 anos, encaminhada ao pronto-socorro por dor abdominal aguda há 2 dias em região de mesogástrio, com leve melhora após analgesia. Apresentou leucocitose de 17000 (6% bast), sem mais alterações, em RX de abdome verificou-se pneumoperitônio. Paciente negou uso de medicações, referiu prática diária de exercícios físicos e negou trauma recente. Realizado laparotomia com saída de ar após abertura de aponeurose; a inspeção de cavidade por 4 vezes e manobra do borracheiro, sem visualização de perfuração em vísceras ocas,. Avaliado fígado e baço com anatomia preservada; não visto perfuração em diafragma. Após cirurgia, permaneceu internada por mais 4 dias para investigação, não sendo visualizado extravasamento de contraste de trato gastrointestinal em TC. Paciente recebeu alta ambulatorial após 30 dias assintomática.

Discussão

O pneumoperitônio pode ser causado por condições cirúrgicas e não cirúrgicas (abdominais, torácicas e ginecológicas). No maior estudo uni-institucional pública do tema, avaliou-se nove pacientes em nove anos; em 66,6% dos casos a origem do pneumoperitônio foi abdominal: pneumatose cística intestinal, abscesso hepático, micro traumas da transição esofagogástrica por vômitos, trauma da parede gástrica após hiper insuflação gástrica durante ressuscitação cardiopulmonar e colite. Os achados intra operatórios e de exames complementares realizados não encontraram causa torácica e abdominal para o pneumoperitônio neste caso. Deve-se destacar que não houve ressuscitação cardiorrespiratória. Quanto as causas abdominais de pneumoperitônio não cirúrgico, não havia história de procedimentos endoscópicos, enemas ou punções percutâneas, assim como durante a exploração cirúrgica não evidenciou presença de cistos em parede do cólon. Pouco mais de 20 casos de pneumoperitônio sem causa comprovada foram descritos na literatura, no entanto, na maioria dos casos algumas suspeitas puderam ser feitas em virtude de condições clínicas associadas ao aparecimento do pneumoperitônio: pseudo obstrução do cólon, uso de drogas, efeito de radioterapia, além de outras. No presente caso, concluiu-se que o pneumoperitônio de fato, é idiopático, sem repercussões de outros sistemas também.

Comentários finais

Pneumoperitônio idiopático é condição rara (pouco mais de 20 casos descritos nos últimos 30 anos). A conduta cirúrgica é adequada visando excluir qualquer possível causa. Por ser pouco estudado, não há avaliação sobre o tratamento conservador nos casos descritos.

Palavras-Chave

Pneumoperitônio idiopático; abdome agudo

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

PEDRO AUGUSTO MANNA BALBO, AMANDA MARTINS CHARNECA, GABRIELA RODRIGUES KNITTEL FERREIRA, OTACÍLIO MARIANO NETO