XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

CASO ATÍPICO DE GAVE DE INÍCIO RECENTE E HEMORRAGIA DIGESTIVA MÉDIA ASSOCIADA

Apresentação do Caso

Paciente masculino, 67 anos, cirrótico por álcool (Child A5, MELD 11) encaminhado ao nosso serviço por episódios de melena iniciados em 2017. Endoscopia digestiva alta (EDA) sem varizes, apresentando raras angiectasias gástricas com sangramento ativo, sendo realizada eletrocoagulação com plasma de argônio (APC). Colonoscopia sem anormalidades. Cerca de 3 meses depois, devido a persistência do quadro e Hb 4,9, foi submetido a outra EDA, com angiectasias erradicadas. Optado pela realização de cápsula endoscópica que demostrou sangramento ativo em jejuno proximal, confirmado pelo achado de lesão vascular Yano 2B à enteroscopia. Feita hemostasia com adrenalina e colocação de 3 hemoclipes. Após o período de 1 mês de estabilidade clínica e laboratorial, o paciente retorna com novo episódio de sangramento. Optou-se por repetir a EDA antes da indicação de enterectomia, aventada devido à alta taxa de ressangramento em lesões do tipo Yano 2B. A EDA revelou retorno das angiectasias em antro em grande quantidade , caracterizando GAVE, a despeito dos achados em exames anteriores. Terapêutica com APC não foi efetiva para cessar o sangramento e ligadura elástica (LE) foi empregada, com colocação de 6 aneis. Desde então, o paciente segue em acompanhamento ambulatorial sem recorrência dos episódios e melhora progressiva dos índices hematimétricos.

Discussão

A hemorragia digestiva média (HDM) corresponde a 5-10% dos casos de sangramento digestivo, sendo angiectasias a causa mais comum. O exame de escolha para o diagnóstico é a cápsula, sendo feita enteroscopia para o emprego de terapêutica endoscópica. Angiectasias gástricas correspondem a 4% dos casos de hemorragia digestiva alta (HDA), podendo estar presente em 6-14% dos cirróticos. Recentemente, a LE vem despontando como uma modalidade promissora no tratamento dessa condição. É incomum a ocorrência de HDA e HDM no mesmo período de tempo em cirróticos, como no caso relatado.

Comentários finais

Trata-se de um paciente que apresentou diversos episódios de hemorragia digestiva, sendo identificadas duas causas praticamente concomitantes, angiectasias gástricas e lesão vascular Yano 2B em jejuno. É importante enfatizar a necessidade de realizar-se uma propedêutica correta em pacientes com sangramento digestivo antes da indicação de procedimentos cirúrgicos invasivos e associados a alta morbimortalidade.

Palavras-Chave

hemorragia digestiva alta; hemorragia digestiva média; angiectasias gástricas

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Luíza Dias Torres, Danielle Queiroz Bonilha, Mariana Franson Fernandes, Júlia Guimarães Fernandes Costa, Larissa Almeida Campos Esteves, Gisele Conte Alves Fernandes, Flávia Carolina Oliveira, Guilherme Hoverter Callejas, José Olympio Meirelles Santos, Rafael Guedes Diaz, Cristiane Kibune Nagasako, Ciro Garcia Montes