XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

LINFOMA DIFUSO DE GRANDES CÉLULAS B COMO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE ÚLCERA PÉPTICA: RELATO DE CASO COM EVOLUÇÃO FULMINANTE PARA LISE TUMORAL ESPONTÂNEA SOBREPOSTA À INFECÇÃO PELO COVID-19

Apresentação do Caso

Paciente masculino, 37 anos, obeso, hipertenso, diabético e cirrótico por vírus C Chid A, é admitido à emergência por choque hipovolêmico secundário a hemorragia digestiva alta. Realizada endoscopia que evidenciou úlcera gástrica na pequena curvatura do corpo proximal, classificada como Forrest IIA e submetida a tratamento endoscópico. Biópsia da úlcera gástrica revelou proliferação linfóide atípica em mucosa. Avaliação radiológica complementar demonstrou lesão gástrica infiltrativa, carcinomatose peritoneal, linfonodomegalias pericardiofrênicas e lesões consolidativas no parênquima pulmonar corroborando para o diagnóstico provável de linfoma gástrico. O paciente evoluiu, no entanto, com insuficiência ventilatória por COVID-19 cursando com comprometimento pulmonar de 92% e posterior apresentação clínico laboratorial de síndrome de lise tumoral (SLT), vindo a óbito na mesma internação. O resultado do perfil imuno-histoquímico da lesão gástrica, liberado posteriormente, foi compatível com linfoma não-Hodgkin (LNH) B difuso de grandes células, expressão de C-Myc e Ki-67 de 90%.

Discussão

O LNH é uma neoplasia que pode se originar de células B e T. O linfoma difuso de grandes células B (LDGCB) representa 2 em cada 5 dos casos de linfoma no mundo. Entre as causas de LDGCB, a infecção pelo vírus da hepatite C assume papel importante. Ademais, o LNH pode apresentar infiltração extranodal – sendo o estômago o sítio primário mais comum. O paciente do caso apresentava sinais de pior prognóstico não apenas para a neoplasia hematológica de base, mas também para o desenvolvimento da SLT espontânea. O risco é baseado em vários fatores, incluindo idade, tipo e estágio do câncer, nível de lactato desidrogenase, contagem de leucócitos e comorbidades.

Comentários finais

O linfoma constitui importante diagnóstico diferencial das úlceras pépticas. O adenocarcinoma é a neoplasia gástrica mais comum, seguida dos linfomas – podendo ser linfoma do tecido linfoide associado a mucosa (MALT) ou LDGCB. A SLT é uma emergência oncológica que ocorre comumente após a introdução de terapia oncológica. O caso em questão apresenta a singularidade de positividade para COVID-19, associado a uma apresentação atípica extranodal do LDGCB. A agressividade é justificada pelo elevado índice mitótico, mas não se sabe até que ponto a infecção por COVID-19 contribuiu para e evolução com óbito fulminante, antes mesmo do diagnóstico tumoral.

Palavras-Chave

Linfoma Difuso; Úlcera Péptica; Lise Tumoral; COVID-19

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Miriam Richartz Rosa, Carolina Boeira Soares, Sabrina Comin Bizotto, Arthur Henrique Weiler Furlanetto, Laura de Gastro e Garcia, Victória Scheffer Lumertz, Lucas Montiel Petry, Lucas Eduardo Gatelli, Natália Junkes Milioli, Carlos Kupski