XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

EFICÁCIA DO USO ENDOSCÓPICO DO CLIPE DE ESPESSURA TOTAL PARA TRATAMENTO DE DEFEITOS COMPLEXOS DO TRATO GASTROINTESTINAL

Introdução

Os defeitos transmurais do trato gastrointestinal (TGI) são um grupo diversificado de lesões e os clipes são a modalidade endoscópica mais usada no fechamento de perfurações gastrointestinais. Nos últimos anos o uso de clipes de espessura total (Padlock®) se expandiu para incluir tratamentos de vários defeitos do trato gastrointestinal. Uma revisão sistemática mostrou que a aplicação destes clipes é segura e eficaz para controlar hemorragia gastrointestinal, perfuração, deiscências anastomóticas e defeitos criados por ressecção endoscópica.

Objetivo

Descrever a eficácia do uso endoscópico do clipe de espessura total para tratamento de defeitos complexos do trato gastrointestinal.

Método

Estudo multicêntrico nacional, com relato de uma série de casos retrospectiva, baseado na análise de casos de pacientes que realizaram o tratamento em Brasília-DF. Incluídos pacientes adultos com defeitos do trato gastrointestinal e que foram submetidos a tratamento endoscópico com clipe de espessura total.

Resultados

Foram coletados dados de 10 pacientes que possuíam defeito do TGI e que foram tratados com Padlock®, sendo cinco deles do sexo masculino e cinco do sexo feminino. A idade variou entre 28 e 62 anos. Todos os defeitos do TGI encontrados foram fístulas decorrentes de complicação pós-operatória, nos quais incluíram fístulas retovaginal, esofagopleural, gastropleural, gastrogástrica, esofagoperitoneal, gastroperitoneal, gastrocólica e gastrobrônquica. O tamanho das fístulas variou entre 0,13 e 2,5 cm, e tempo de evolução de 7 a mais de 365 dias. Oito casos obtiveram sucesso técnico na aplicação do clipe, sete tiveram resposta clínica precoce (< 30 dias) e cinco tiveram sucesso clínico tardio (> 30 dias). Nenhum paciente apresentou complicações relacionadas a aplicação do clipe e em apenas dois casos foram utilizados dois clipes para a mesma fístula, um deles devido tamanho > 2,0 cm e outro devido falha na aplicação do primeiro clipe. Não foram observadas diferenças nos desfechos dos casos quando comparados os perfis dos pacientes em relação ao sexo, idade ou estado nutricional.

Conclusão

Apesar da pequena amostragem, este trata-se de um dos maiores trabalhos da literatura que descrevem a aplicação do Padlock® no tratamento de fístulas do trato gastrointestinal, com resultados que mostram bom sucesso clínico inicial e possivelmente, bons resultados tardios.

Palavras-Chave

endoscopia; clipes; fístulas; trato gastrointestinal

Área

Endoscopia - Miscelânea

Autores

Brenda Miranda Aidar, Hugo Gonçalo Guedes, Rafael Ronniele Cândido Cardoso, Giovanna Veríssimo Brandizzi, Técio Araújo Couto, Rodrigo Barbosa Villaça, Eduardo Nasser Vilela