XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

COLANGIOPANCREATOGRAFIA RETRÓGRADA ENDOSCÓPICA (CPRE) REALIZADAS EM HOSPITAL TERCIÁRIO PAULISTA ENTRE 2019 E 2021: CONCORDÂNCIA ENTRE PREDITORES DE COLEDOCOLITÍASE E ACHADOS DE EXAME

Introdução

A CPRE para casos de suspeita de coledocolitíase é uma modalidade diagnóstico-terapêutica que possui indicações bem consolidadas na literatura. Através das manifestações clínicas, exames de imagem e laboratoriais, caracterizam-se os preditores e os riscos para coledocolitíase e, posteriormente, a determinação do melhor método diagnóstico. Este fluxo é determinante para garantir a resolução do quadro, minimizando chances de complicações, principalmente pela má indicação do exame.

Objetivo

Este trabalho visa comparar os resultados obtidos desde março 2019 a março de 2021 em um serviço de referência da região metropolitana de São Paulo e na literatura (Up ToDate). Tal análise foi realizada através da categorização dos casos em alta e média probabilidade para coledocolitíase de acordo com os preditores de alto risco (coledocolitíase evidenciado em exame de imagem ou presença de colangite ou bilirrubina total >4mg/dL e dilatação de vias biliares) e médio risco (idade>55anos ou alterações de enzimas canaliculares ou de transaminases ou dilatação de vias biliares). Este estudo comparou a porcentagem de achados positivos para coledocolitíase em relação a predita na literatura (alta probabilidade: >50% haverão coledocolitíase e média probabilidade: 10-50% haverão coledocolitíase) de acordo com os preditores.

Método

Trata-se um estudo comparativo retrospectivo observacional com análise dos preditores através de questionários, realizados com os pacientes previamente a CPRE, e coleta de dados de exames complementares de pacientes submetidos a CPRE por coledocolitíase.

Resultados

Observou-se que em caso de alta probabilidade de coledocolitíase, em aproximadamente 65% dos casos o resultado foi positivo para coledocolitíase. Em caso de média probabilidade, em aproximadamente 65% dos casos o resultado foi positivo.

Conclusões

Em relação a alta probabilidade de coledocolitíase, notou-se concordância dos achados em relação a literatura. Já em relação a média probabilidade, notou-se discordância. Tal achado se deve ao encaminhamento de casos a um serviço terciário, de referência, que exige determinados exames para realização da CPRE. Isto favorece a melhor avaliação do quadro e consequentemente, melhor indicação do exame.

Palavras-Chave

colangiopancreatografia retrógrada endoscópica, cpre, coledocolitíase

Área

TCC – Centro de Treinamento - Colangiopancreatografia endoscópica retrógrada

Autores

TAMLYN TIEME MATUSHITA, CALISTO MIRANDA DE PASCHOA FILHO