XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

ADENOCARCINOMA GÁSTRICO COM ANEL EM SINETE

Apresentação do Caso

A.S.S.O., 37 anos, sexo feminino, com quadro de dor abdominal há 1 mês, associada a vômitos, inapetência e perda ponderal de 10kg no período. No exame físico há dor à palpação epigástrica com descompressão brusca negativa. Realizou exames laboratoriais, endoscopia digestiva alta, que detectou lesão no antro, realizado biopsia, com diagnostico de adenocarcinoma de antro gástrico com células em anel em sinete. Exames radiológicos para estadiamento não apontaram evidencia de metástase a distância, assim, optado pela cirurgia curativa, à Gastrectomia total, Esofagectomia Distal, Linfadenectomia D2, Reconstrução em Y de Ruox, Jejunostomia de Witzel, Colecistectomia. No relatório anatomopatológico a lesão apresentava-se irregular, ulcerada, com 6,0cm de bordas elevadas, pardo-avermelhada, infiltrando a parede e tecido adiposo da curvatura menor. Na dissecção do tecido adiposo da curvatura menor foram isolados onze linfonodos medindo, o maior, 0,6cm e quinze linfonodos da curvatura maior medindo, o maior, 1,3cm. Apresentando metástase em 3/11 dissecados e em 2/15 dissecados, respectivamente. A paciente recebe alta 13 dias após os procedimentos realizados com boa aceitação de dieta. Realizou quimioterapia paliativa por 2 meses e retorna ao pronto socorro 3 meses depois, apresentando recidiva da doença sendo submetida a tratamentos oncológicos paliativo.

Discussão

No diagnóstico de adenocarcinoma, a maioria dos pacientes são assintomáticos, apresentando apenas perda ponderal significativa e dor abdominal, assim como a paciente do caso descrito. Se faz útil, também, a realização de tomografia computadorizada de abdome afim de obter melhores informações sobre o sítio primário do tumor, possíveis metástases (hepática, peritoneal e linfonodal) e presença de ascite; na paciente do caso, tais achados foram negativos. No caso de um tumor com boas margens, sem metástase, a gastrectomia total é a opção mais recomendada, podendo ser realizada de maneira aberta, ou laparoscopicamente na paciente, ainda, foram realizadas esofagectomia distal, linfadenectomia D2, reconstrução em Y de Ruox, Jejunostomia de Witzel e Colecistectomia. Todavia, em casos inoperáveis e metastáticos, o cuidado paliativo é essencial.

Comentários finais

O adenocarcinoma gástrico tipo células em anel de sinete é extremamente agressivo, apresenta grande comprometimento sistêmico e com quadros de recidiva precoce, resultando em tratamentos cirúrgicos e, na maioria dos casos, faz-se necessário os cuidados paliativos.

Palavras-Chave

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

Helen Brambila Jorge Pareja, Thiago Lucas, Rafaela Parizoto Fabrin, Isabela Reginato Cunha, Pedro Augusto de Assis Goes, Fernando Torres Bermudes, Leonardo Vitor Pereira Dias, Lorena Lex da Motta, Anna Paula Xavier Nóia, Eraldo de Azevedo Coelho Junior, Maria Eduarda Shono Maehara, Mila Maria Pontelli de Souza Hauy