XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

ISQUEMIA MESENTÉRICA E COVID-19: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Introdução

A COVID-19 é uma doença viral aguda provocada pelo vírus SARS-CoV-2, que pode se apresentar com manifestações gastrointestinais isoladamente ou concomitantemente a outros sintomas respiratórios. A isquemia mesentérica é uma emergência abdominal associada ao elevado potencial de hipercoagulabilidade do SARS-CoV-2. O diagnóstico precoce requer alto índice de suspeição e imagens de tomografia computadorizada com contraste.

Objetivo

Discutir a correlação entre a COVID-19 e a isquemia mesentérica, dando ênfase no perfil dos pacientes acometidos, suas manifestações clínicas, bem como complicações e condutas terapêuticas implementadas.

Método

Revisão sistemática nos bancos de dados PubMed, Scielo e LILACS com uso descritores: “Mesenteric Ischemia”, “SARS-CoV-2” e “COVID-19” no título ou resumo do trabalho. Com base nos critérios de inclusão e exclusão definidos, de 62 estudos, 22 foram avaliados.

Resultados

Foram analisados 24 estudos de casos, dos quais 65,2% eram homens, 34,8% eram mulheres, com idade média de 55 anos. Metade dos pacientes apresentavam quadro intestinal ao diagnóstico de COVID-19, 20,8% do quarto ao décimo dia pós-diagnóstico e 25% após o décimo primeiro dia de diagnóstico. As manifestações clínicas mais relatadas foram: dor abdominal difusa associada a distensão abdominal, vômitos, náuseas, melena ou diarreia. Os vasos mais acometidos foram a artéria e veia mesentérica, veia porta, veia esplênica e tronco celíaco. Os achados predominantes foram: espessamento, edema e/ou isquemia de alças intestinais do intestino delgado. Metade dos pacientes evoluíram com complicações relacionadas à isquemia intestinal, como necrose, perfuração, derrame peritoneal e choque séptico. O principal tratamento instituído foi a anticoagulação em doses terapêuticas, com 62,5% sendo submetido a cirurgia para ressecção intestinal. Outros recursos utilizados foram a terapia endovascular e a laparoscopia diagnóstica. Treze pacientes receberam alta, nove foram a óbito e três sem desfecho relatado.

Conclusão

Das manifestações gastrointestinais da COVID-19, a isquemia mesentérica é uma das mais graves, estando relacionada a altos índices de mortalidade. Para prevenir as complicações, é imprescindível um diagnóstico precoce, o qual nem sempre ocorre devido aos sintomas inespecíficos. Portanto, mais estudos são necessários para elucidar uma abordagem holística que identifique e trate habilmente os casos graves a fim de reduzir tais índices de morbimortalidade.

Palavras-Chave

Isquemia Mesentérica; COVID-19; SARS-CoV-2.

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Augusto Italo Matos Carvalho, Samya Sayonara Rocha Santos Freire, Gustavo Martim de Barros Suassuna, Layana Gomes Fonseca, João Vitor Salim Sangy, Silvia Barbosa Do Carmo, Marcelo Augusto Araújo Castro, Priscila Araújo Façanha, Izabella Nogueira Rodrigues, Janaina Firmino Blanquett Vidal, Amanda Metsa da Silva Cardoso, Gabriel Silva de Carvalho Ponciano, Allyssandra Maria Lima Rodrigues Maia