XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

TUTORIAL DE MONTAGEM DO SIMULADOR MECÂNICO PARA TREINAMENTO DE TÉCNICAS ENDOSCÓPICAS.

Introdução

Com os avanços tecnológicos somado a pandemia do SARS-COV 2, diversos centros de treinamento tiveram redução no volume de exames eletivos e sentiram a necessidade de encontrar alternativas inovadoras para o ensino das técnicas endoscópicas aos trainees. Para isso, desenvolvemos um modelo de treinamento visando facilitar o aprendizado, mantendo o princípio fundamental da medicina, a não maleficência.

Objetivo

Elaboração de um manual de instrução, contendo peças e técnicas necessárias para a montagem de um simulador mecânico e tridimensional, que reproduz a anatomia do aparelho digestivo alto a partir de orifícios naturais, utilizando materiais de baixo custo e fácil confecção.

Método

Utilizados tubos e conexões de PVC, canos sifonados e estruturas de plástico e madeira. Uma luva de 6", um joelho 45º de 6" e um redutor extrínseco de 6'' para 4'' adaptado, formaram o estômago. Estruturas de madeira foram confeccionadas para fechar o sistema e fazer a sustentação do simulador. Canos sifonados compuseram o esôfago, bulbo e segunda porção duodenal. Adaptado luvas plásticas, ao esôfago distal, para representar varizes e uma tampa plástica previamente modelada, simbolizava papila duodenal e vias biliares.

Resultados

Aprender manusear o aparelho e aprimorar os reflexos psicomotores para a execução do exame, no paciente real, sob sedação, podendo acarretar eventos adversos ao doente, gera traumas psicológicos e stress no desenvolvimento do aluno, dificultando o seu aprendizado. Estudo de 2003, concluiu que as taxas de complicações e insatisfação do cliente era maior 30 dias após o ingresso de novos fellows comparado ao final do ano letivo. Existem diversos simuladores confeccionados a partir de inúmeros materiais, sejam modelos mecânicos, com tecidos animais ou que utilizam a realidade virtual. Modelos mecânicos são úteis no desenvolvimento inicial do trainee, já os outros tipos, são importantes no treinamento de técnicas específicas para profissionais experientes.
Um dos empecilhos para a ampla utilização dos simuladores, é o alto investimento financeiro que estes geram para a instituição, para isso, desenvolvemos o simulador mecânico para treinamento de endoscopia digestiva alta com realização de biópsias, ligaduras elásticas e polipectomias com alça.

Conclusão

O simulador supracitado pode ser confeccionado com materiais de baixo custo e fácil reprodução, criando um ambiente livre de riscos e stress, seu uso permite o desenvolvimento mais rápido do aluno, principalmente quando no início do aprendizado.

Palavras-Chave

MONTAGEM DE SIMULADOR MECÂNICO; TUTORIAL DE MONTAGEM; SIMULADOR MECÂNICO; TRAINEE ENDOSCOPIA; FELLOW ENDOSCOPIA;

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

JULIA MAYUMI GREGORIO, FELLIPE CICUTO FERREIRA ROCHA , EDSON IDE, PAULO SAKAI, SERGIO EIJI MATUGUMA, CARLOS KIYOSHI FURUYA JUNIOR, SONIA NADIA FYLYK