XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Z-POEM – TRATAMENTO DE DIVERTÍCULO DE ZENKER POR MIOTOMIA ENDOSCÓPICA PERORAL (COM VÍDEO)

Resumo

Paciente de75 anos, sexo feminino, ativa. Apresenta disfagia alta e engasgos frequentes há 2 anos.
Realizada endoscopia digestiva alta durante investigação com impossibilidade de passagem do cricofaríngeo.
Realizado videodeglutograma que evidenciou divertículo faringoesofágico medindo 3,5 x 2,7 x 1,5 cm e vício de rotação gástrica (volvo gástrico). Submetida a tratamento por miotomia endoscópica peroral com resolução do quadro - Vídeo do procedimento e descrição da técnica.
Miotomia endoscópica peroral  -  (Z-POEM) é uma nova técnica endoscópica flexível para o tratamento de Divertículo de Zenker (ZD) sendo considerada o equivalente endoscópico da miotomia cirúrgica. O Z-POEM depende do tunelamento submucoso para expor e dissecar completamente o septo.
Uma bolha mucosa é criada 1 a 2 cm proximal ao septo do DZ. Realiza-se incisão de 1 cm, servindo de entrada do túnel. As fibras submucosas são dissecadas e o endoscópio entra no espaço submucoso. Um túnel submucoso é criado até que o septo diverticular espesso seja identificado. A septotomia pode então ser realizada usando microknives ESD. Sob visão endoscópica direta, as fibras musculares do septo são completamente dissecadas até a parte inferior do divertículo. Posteriormente, uma extensão distal de 1 cm da miotomia no lado esofágico é realizada para garantir a dissecção septal completa. Finalmente, a incisão da mucosa é fechada com clipes padrão. Um estudo incluiu 75 pacientes (73,3 ± 1,2 anos, feminino n = 33) com um tamanho médio de DZ de 31,3 ± 1,6 mm (10 a 89 mm). A taxa geral de sucesso técnico foi de 97,3%. Houve falhas técnicas devido à incapacidade de localizar o septo e na criação do túnel. Os eventos adversos ocorreram em 6,7 por cento (5/75) dos casos: 1 sangramento (leve) administrado de forma conservadora e 4 perfurações (1 grave, 3 moderadas). O tempo médio do procedimento foi de 52,4 ± 2,9 min e o tempo médio de internação foi de 1,8 ± 0,2 dias. O sucesso clínico foi alcançado em 92% (69/75) dos pacientes.
Faltam dados comparando a eficácia do POEM com outras abordagens, e a experiência na técnica não está amplamente disponível.  O POEM pode ser uma técnica promissora por permitir a secção completa do septo, graças ao tunelamento submucoso.

Este vídeo tem como objetivo demonstrar a técnica de Z-POEM.

Palavras-Chave

Z-POEM, ZENKER, DIVERTÍCULO

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Lucas Giovinazzo Castanho Barros, Bruno da Costa Martins, Ana Paula Samy Tanaka Kotinda, Fellipe Cicuto Ferreira Rocha, Julia Mayumi Gregório, Leonardo de Souza Fonseca, Lucas Zouain Figueiredo, Carlos Kiyoshi Furuya Junior, Sonia Nadia Fylyk, Sergio Eiji Matuguma, Paulo Sakai