XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

DIVERTICULITE AGUDA DE VESÍCULA BILIAR - UM RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

M.F.S, 56 anos, sexo feminino, deu entrada com história de dor abdominal de forte intensidade, persistente, localizada em hipocôndrio direito associada a vômitos que piorava após a ingestão de alimentos, iniciada há 2 dias da admissão. Ao exame físico, abdome semigloboso, menos depressível e doloroso a palpação de andar superior, principalmente em hipocôndrio direito com inspiração profunda interrompida pela dor a palpação (sinal de Murphy +). Os exames laboratoriais vieram dentro da normalidade. Realizada ultrassonografia de abdome com um conjunto de achados que favorece a hipótese de diverticulite do fundo da vesícula biliar. Para complementação, foi realizada uma tomografia de abdome superior sem contraste que ratificou a mesma hipótese diagnóstica. A conduta curativa adotada foi a realização da colecistectomia convencional. Após retirada da peça, foi feita sua abertura com achado macroscópico interno de estrutura sacular de paredes espessadas no fundo da vesícula preenchida por cálculos.

Discussão

O divertículo da vesícula biliar é um achado incomum durante investigação de doenças relacionadas a esse órgão, de difícil documentação em exames de imagem, geralmente encontrado apenas em peças cirúrgicas após a colecistectomia, e assim, pouco discutido na literatura. O diagnóstico de diverticulite aguda da vesícula biliar chega a ser ainda mais raro. No caso em questão, pode-se observar macro e microscopicamente fatores que podem ser implicados no surgimento do divertículo que foram a presença de inúmeros cálculos no interior do órgão além de um ducto cístico fino e longo. Para a construção deste relato de caso foi feita uma revisão de literatura de casos de diverticulite de vesícula biliar com poucos achados, pouco detalhamento e consequentemente, poucas informações quanto ao seguimento desta patologia cirúrgica. Entretanto com o caso supracitado, foi possível uma boa caracterização clínica e complementar que levou a um alto grau de suspeição diagnóstico já no ambiente pré-operatório, o que pode ser uma vantagem para os cirurgiões durante o planejamento da intervenção. O quadro de diverticulite aguda da vesícula biliar, ainda não havia sido descrito com esses achados específicos na literatura.

Comentários finais

Os exames de imagem complementares foram essenciais para o levantamento das hipóteses do caso, assim, se mais diagnósticos fossem feitos no pré-operatório, saberíamos a real frequência e a importância clínica desta patologia.

Palavras-Chave

diverticulite aguda; vesícula biliar; colecistectomia; relato de caso

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

Lívia Roberta Costa Nascimento, Gustavo Cavalcanti Arruda, Álvaro Antônio Bandeira Ferraz, José Tarcísio Dias da Silva, Fernanda Elizabethe dos Ramos Alves, Julio Dourado de Matos E Silva