XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

LIPOSSARCOMA DE RETROPERITÔNIO COM OBSTRUÇÃO PARCIAL DE DELGADO: RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA

Apresentação do Caso

Homem, 58 anos, deu entrada no serviço de emergência por desconforto abdominal, vômitos e perda de peso nos últimos meses. Ao exame físico, apresenta distensão abdominal associada a massa abdominal indolor volumosa, endurecida, aderindo e ocupando todo o hemiabdome direito. Submetido a tomografia de abdômen total, a qual demonstrou uma volumosa massa retroperitoneal medindo 25 x 15 x 10 cm com atenuação de predominância gordurosa e múltiplas septações, com compressão extrínseca de órgãos subjacentes levando à distensão. Tendo em vista o quadro clínico juntamente com o exame de imagem, foi elencada a possibilidade de lipossarcoma retroperitoneal. Realizada laparotomia exploradora e ressecção completa da massa encapsulada sem necessidade de ressecção visceral. Anatomopatológico confirmatório de lipossarcoma retroperitoneal de grau bem diferenciado. O paciente recebeu alta no 5° de pós-operatório, mantendo seguimento ambulatorial.

Discussão

Os sarcomas retropetioneais, o tipo histológico mais comum é o lipossarcoma, composto predominante por gordura. Há predominância pelo sexo feminino e idade média de 50 anos. Geralmente, o quadro clínico é indicioso e assintomático, contudo, por vezes cursa com desconforto abdominal, plenitude e massa abdominal palpável indolor. O grau de diferenciação tumoral nos tumores retroperitoniais é o fator mais importante para o diagnóstico, sendo que os de baixo grau (mixoides e bem diferenciados) a sobrevida em 5 anos é de 90 %. Sua localização profunda, com crescimento lento e expansivo, contribuem para uma evolução indiciosa do tumor. O diâmetro médio varia entre 10 a 15 centímetros, podendo comprometer órgãos adjacentes em 80% dos casos causando obstrução. O diagnóstico histológico é definido pelo estudo histológico transoperatório ou a partir do estudo da peça cirúrgica extraída. O tratamento de escolha é a cirurgia, que proporciona aumento da sobrevida e menores índices de recidiva. Os bons resultados são obtidos pela ressecção completa da peça juntamente com a cápsula, com margens livres. Em algumas situações faz-se necessário a ressecção de órgãos próximos para a extração total do tumor.

Comentários finais

O comprometimento de órgãos adjacentes por compreensão extrínseca pode ser a primeira manifestação deste tipo de tumor. Contudo, por apresentar crescimento autolimitado a cirurgia com extração tumoral total é curativa, sendo infrequente a ressecção de órgãos adjacentes gerando melhores taxas de sobrevida e diminuindo as chances de recidiva.

Palavras-Chave

Lipossarcoma; Retroperitônio; Obstrução Intestinal;

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Jackson Ribeiro Fernandes, Jamile Rosset Mocellin, Michel Ribeiro Fernandes