XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Diverticulite Jejunal - Relato de Caso

Apresentação do Caso

A doença diverticular é frequentemente encontrada no cólon, raramente em delgado (0,3-1%), onde 60-70% ocorre no duodeno, 20-25% no jejuno e 5-10% no íleo. Com leve predominância pelo sexo masculino e idade avançada.
Paciente feminino, de 87 anos, HAS, DM , DRC não dialítica, AVC prévio. Interna pelo Pronto Socorro com história de hemorragia digestiva exteriorizada por melena. Realizados exames de laboratório que evidenciam Hb 7.4 e Endoscopia Digestiva Alta que descarta sangramento do TGI alto. Feita TC abdome/pelve com múltiplos divertículos colônicos. Após suporte clínico, estabilidade de Hb/Ht e sem novos episódios de exteriorização, recebe alta hospitalar para acompanhamento ambulatorial. Retorna depois de 2 dias com dor abdominal associada a rebaixamento de nível de consciência e instabilidade hemodinâmica, mal estado geral, DB positivo. Solicitada TC de abdome que mostra pneumoperitônio, pequena quantidade de líquido livre, divertículos cólicos sem sinais inflamatórios. Realizada laparotomia exploradora com presença de múltiplos divertículos de jejuno, bloqueio frouxo e líquido seropurulento a 30 cm do Treitz onde encontrava-se um divertículo de aproximadamente 7cm, com perfuração e necrose. Doença diverticular pancolônica sem sinais de inflamação. Optado por realização de enterectomia segmentar e anastomose primária. Durante o ato cirúrgico a paciente teve piora do quadro hemodinâmico precisando introduzir drogas vasoativas. No pós operatório imediato evolui a óbito. Anatomopatológico da peça cirúrgica com processo inflamatório crônico supurativo transmural com peritonite fibrino-leucocitaria

Discussão

Divertículos de delgado são raros se comparados às demais doenças diverticulares, com tendência a serem assintomáticos até que ocorram complicações raras (no máximo 15%), como obstrução intestinal, perfuração e hemorragia digestiva. Os divertículos jejunais, como os relatados no caso, são ainda menos frequentes. A perfuração com peritonite é mais grave e com risco de mortalidade de 40%.
O tratamento de eleição para as complicações dos divertículos do jejuno é a ressecção do segmento afetado com anastomose primária.

Comentários finais

Como a diverticulite aguda jejunal é uma complicação incomum e seus sintomas inespecíficos, raramente entra nos diagnósticos diferenciais clínicos de abdômen agudo. Dessa forma a tomografia com triplo contraste torna-se um arsenal importante no diagnostico, devendo ser considerado com relevância devido sua alta mortalidade quando complicada.

Palavras-Chave

diverticulite; jejuno; abdome agudo

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Lucas Gomes Diniz, Bruna Ribeiro Belarmino, Larissa Cupertino de Castro de Lima Oliveira, Giuliana Ayumi Kajiwara, Roberto Mariano Gomez Hangui, Hugo Gregoris de Lima