XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Sífilis gástrica: relato de caso

Apresentação do Caso

Paciente A.A.F, 23 anos, masculino, queixa de dor abdominal, perda ponderal (30 kg) e hematoquezia há 4 meses. Informou também, previamente, lesão ulcerada em região genital e pápulas eritemato-acastanhas em membros superiores e nádegas. Histórico de relações sexuais sem preservativo e tatuagem há 2 anos em ambiente inapropriado. Na endoscopia digestiva alta (EDA) foi visto em fundo, corpo e antro erosões confluentes, friáveis, recobertas por fibrina, entremeadas por nodularidades, sugestiva de mucosa normal. Na colonoscopia, observado nodularidades em íleo terminal. A biópsia veio com denso infiltrado linfoide e pesquisa para Helicobacter pylori negativa. Prosseguiu com imunohistoquímica, consistente com infecção por Treponema pallidum. As investigações laboratoriais revelaram hemograma e função renal normais e função hepática discretamente alterada. Sorologias para HIV, HTLV e hepatites virais negativas. Sorologia para sífilis foram positivas para VDRL e FTA-Abs. Em nossa consulta, prescrevemos tratamento com penicilina G benzatina 2,4 milhões, intramuscular, dose única, por três semanas.

Discussão

A sífilis é uma doença infectocontagiosa, transmitida predominantemente pela via sexual, e causada pelo Treponema pallidum. A história natural apresenta evolução que alterna períodos de atividade, com características clínicas, imunológicas e histopatológicas distintas, e períodos de latência, nos quais não se observa a presença dos sinais ou sintomas. Pode apresentar envolvimento gástrico em menos de 1% dos casos, e quando ocorre, habitualmente encontra-se no estágio secundário ou mais raramente no terciário. O antro gástrico representa a principal sede de lesões sifilíticas do trato gastrointestinal. A sintomatologia é inespecífica, e os sintomas mais comuns são epigastralgia, anorexia, sensação de saciedade precoce, náuseas, vômitos e perda ponderal. A EDA revela diminuição da expansibilidade gástrica. Outros achados que podem ser vistos são enantema, friabilidade, erosões e múltiplas ulcerações. A Penicilina G Benzatina é a droga de escolha, recomendado 2.400.000 UI, via intramuscular, em dose única. Alguns autores sugerem dose semanal, por três semanas, semelhante ao da terciária, por se tratar de uma doença rara, com pouca informação sobre sua evolução.

Comentários finais

A sífilis gástrica deve ser suspeitada diante de pacientes jovens, com história de relações sexuais desprotegidas, achados endoscópicos e histológicos semelhantes a carcinoma gástrico, sem comprovação de malignidade.

Palavras-Chave

Sífilis gástrica, endoscopia, penicilina.

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Cláudia Loureiro Martins Medrado, Iury Jorge Ramos Melo, Marcus Bruno Correa Lima, Thaisa Conceição Silva Souza, Lânia Barreto de Oliveira Menezes, Priscilla de Moraes Rodrigues, Raquel de Mello Paranaguá