XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Ressecção endoscópica de GIST duodenal utilizando técnica de ressecção de parede total

Apresentação do Caso

Mulher, 76 anos, apresentando sintomas dispépticos. Endoscopia digestiva alta revelou lesão subepitelial bulbar. Realizada Ecoendoscopia com evidência de uma lesão hipoecóica, homogênea, com limites bem definidos, medindo 1,5 cm, inserida na camada muscular própria, que a punção aspirativa com agulha de biópsia (Acquire®, Boston Scientific, USA) mostrou células fusiformes com positividade para c-kit no imunohistoquímica, compatível com tumor estromal gastrointestinal (GIST). A lesão foi removida por ressecção endoscópica de espessura total com auxílio do dispositivo Padlock® para aparelhos de maior calibre (Padlock Clip Pro-Select® Defect Closure Device), sendo usado um colonoscópio para aplicação do clipe, com posterior ressecção da lesão e da parede total com alça diatérmica monofilamentar (25 mm, Mediglobe). A revisão do leito de ressecção mostrou sítio bem coaptado pelo clipe. Paciente evoluiu assintomática e recebeu alta no dia seguinte. O anatomopatológico da lesão evidenciou o GIST, com índice mitótico nulo, G1 (baixo grau) e margens livres. Endoscopia de controle um mês após mostrou o clipe ainda no leito de ressecção que apresentava bom aspecto.

Discussão

O advento e o sucesso dos tratamentos endoscópicos possibilita diminuição da morbidade e menor tempo de recuperação quando comparado com a intervenção cirúrgica. A técnica de ressecção endoscópica de espessura total (full thickness endoscopic resection) permite o tratamento definitivo de lesões envolvendo camadas mais profundas do trato gastrointestinal. O clipe Padlock® (Steris, Mentor, OH, USA) é um novo dispositivo da categoria de clipe over-the-scope, que foi introduzido recentemente e que permite a apreensão total da parede do trato digestivo, tendo sido empregado com segurança para resseccão de lesões subepiteliais medindo até 1,5 cm. Lesões maiores que 1,5 cm podem apresentar dificuldade para serem aspiradas para dentro do cap antes da liberação do clipe. Em nosso caso utilizamos o Padlock® de colonoscopia por apresentar maior eixo longitudinal, que permitiria maior espaço para acomodar a lesão em seu interior. Houve leve dificuldade para passagem do dispositivo Padlock® pelo cricofaríngeo, mas sem intercorrências.

Comentários finais

A ressecção endoscópica de parede total pode ser uma possibilidade terapêutica segura e curativa para casos selecionados de GIST do trato gastrointestinal. No entanto, mais estudos são necessários para melhor análise comparativa com métodos tradicionais.

Palavras-Chave

Tratamento endoscópico, Padlock, Clipe over-the-scope, GIST, Duodeno

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

RHAMON BARROSO SOUSA, LUCAS SANTANA NOVA COSTA, MATHEUS CAVALCANTE FRANCO