XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO DE ADENOCARCINOMA EM RETOSSIGMOIDE POR RESSECÇÃO ENDOSCÓPICA DE SUBMUCOSA: RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

O câncer colorretal abrange os tumores que se iniciam no cólon, reto e ânus. Sua incidência tem aumentado nos últimos anos, sendo o adenocarcinoma o tipo mais comum encontrado. Esse tipo de tumor se torna passível de desfecho positivo através de tratamento e diagnóstico precoce, podendo ser instituída como possível conduta a ressecção endoscópica de submucosa. Alguns fatores que podem aumentar o risco de um indivíduo desenvolver câncer colorretal são diabetes tipo 2, histórico pessoal de pólipos adenomatosos ou câncer colorretal, idade, dieta, entre outros. Esse relato de caso trata-se de um paciente de 71 anos, hipertenso, diabético, com 2 revascularizações miocárdicas e 3 stents coronarianos. Encaminhado para avaliação do cirurgião pela identificação de lesão elevada de aspecto neoplásico em transição retossigmoide de aproximadamente 5cm, ocupando 40% da circunferência. Paciente foi submetido a exame de retossigmoidoscopia no qual foi realizada polipectomia em reto distal, e identificada lesão polipóide sem áreas suspeitas de invasão maciça da submucosa na transição retossigmoide. Foi discutido entre a equipe de cirurgia geral e a equipe da endoscopia, e optou-se por realizar ressecção de submucosa. No exame histopatológico foi evidenciado o adenocarcinoma intramucoso, bem diferenciado, com margens cirúrgicas circunferencial e profunda livres de neoplasia.

Discussão

O principal tratamento curativo do câncer colorretal é cirúrgico, podendo ser associado com quimioterapia, a depender do estadiamento. Dentre as técnicas de ressecção endoscópica, a dissecção endoscópica de submucosa (ESD) permite a ressecção das lesões em um único fragmento na maioria dos casos, sendo superior à ressecção endoscópica de mucosa (EMR). A ESD também apresenta bons resultados na remoção completa com margens livres e taxas de recidiva. A remoção em fragmentos está associada a maior dificuldade de avaliação patológica, e aumento de risco de crescimento posterior da lesão recidiva ou lesão residual.

Comentários finais

A ESD sendo uma técnica que possibilita ampliação de possibilidades do tratamento endoscópico e apresenta grandes resultados curativos, assume papel relevante na incidência de ressecção curativa.

Palavras-Chave

dissecção endoscópica de submucosa; adenocarcinoma; câncer colorretal.

Área

Cirurgia - Cólon

Autores

Thiago Souza e Silva, Laryssa Elizabete Valença Arruda, Thamyres Brunielly Cavalcante Cardoso, Renata Ramalho Maciel, Marcela Knauer Da Mota, Leticia Soares Pereira, Eduarda Araujo Hinrichsen