XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Perineurioma no Cólon Sigmoide: Relato de Caso.

Apresentação do Caso

Paciente feminino, 52 anos, com histórico de dores abdominais em região infra umbilical foi submetida a uma colonoscopia para rastreio de câncer colorretal pois possuía história familiar de primeiro grau positiva para esta neoplasia. No exame foi identificado uma lesão plano-elevada subepitelial com coloração amarelada de tamanho aproximado 10-12mm na altura do cólon sigmóide. O resultado da biópsia evidenciou proliferação fusocelular com malignidade indeterminada e imunoistoquímica inconclusiva devido a amostra insuficiente. A paciente também realizou uma Ressonância Magnética que demonstrou presença de líquido livre na pelve. Diante dos resultados foi realizada uma nova colonoscopia com mucosectomia da lesão e posterior análise histopatológica. O laudo histopatológico revelou proliferação fusocelular sem atipias, compatível com perineurioma e o resultado imuno histoquímico avultou positividade para o antígeno epitelial de membrana (EMA) e GLUT1. Os marcadores CD117 (e-kit), CD34, DOG1, Proteína S-100, Desmina, AML (actina de músculo liso) e IA4 apresentaram-se negativos. Diagnóstico conclusivo de perineurioma infiltrativo na mucosa e acometimento superficial da submucosa. A paciente evoluiu sem intercorrências.

Discussão

Perineurioma é um tumor benigno raro da bainha do nervo periférico, o perineuro. Esses tumores são encontrados geralmente em mulheres de meia idade, no cólon sigmóide ou intestino delgado. Se apresentam como uma lesão eremítica, séssil, com delimitação evidente e dimensão variando entre 2-15mm, evidenciando células fusiformes com núcleos alongados e citoplasma eosinofílicos envolto por um estroma de colágeno. A morfologia de lesões com células fusiformes pode compor um tecido não neoplásico, neoplásico maligno e até metastático, sendo imprescindível a realização do estudo imuno-histoquímico. Os marcadores EMA, marcador de Claudina-1 e GLUT-1 estão presentes, em média, em 93% dos casos. Entre os diagnósticos diferenciais do perineurioma, o tumor estromal gastrointestinal (GIST) apresenta particular importância pelo seu potencial de malignização.

Comentários finais

Diante deste relato e frente aos inúmeros diagnósticos diferenciais existentes para uma lesão na mucosa da região retossigmoide, torna-se evidente a importância do perfil imunohistoquímico para o correta distinção entre a benignidade e malignidade da lesão, determinando o manejo e o desfecho clínico do paciente.

Palavras-Chave

neoplasias, neoplasia da bainha neural, perineurioma

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

Vinícius Claro Moreira, Mariana Fantin Neves, Marina Lopes de Souza, Cíntia Scherer