XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Desempenho da Ultrassonografia Endoscópica para obtenção de “Core Biopsy” no Diagnóstico Histológico das Neoplasias Intraductais Mucinosas Papilíferas.

Introdução

A ultrassonografia endoscópica (EUS) permite o diagnóstico de tumores pancreáticos. A neoplasia intraductal mucinosa papilífera (NIMP) é precursora do adenocarcinoma de pâncreas. O revestimento epitelial pode ser gástrico, intestinal, pancreatobiliar e oncocítico, com diferentes níveis de malignização. O diagnóstico preciso evita terapêutica e seguimento inoportunos. A citologia e bioquímica apresentam resultados desanimadores. A imunohistoquímica (IHC) auxilia o diagnóstico epitelial. A ProCore 20G (PC) obtém “Core Biopsy” e aspira o fluido dos cistos.

Objetivo

Objetivo do estudo foi determinar se a obtenção de “Core Biopsy” confirma o diagnóstico classificatório do NIMP e se a quantia de material possibilita realizar IHC para classificar o tipo de epitélio.

Método

Estudo de coorte retrospectivo, observacional em hospital terciário. Inclusos pacientes com suspeita clínica, por tomografia (TC) e ressonância magnética (RM) de NIMP encaminhados para EUS-FNB realizados com agulha PC de abril/2018 a dezembro/2020. Os espécimes obtidos foram preparados seguindo padrões do serviço de anatomia patológica.

Resultados

63 pacientes foram encaminhados para EUS-FNB. Média etária 66,5 anos com 36 mulheres (57,1%). 39 (61,9%) eram assintomáticos. Dor abdominal (31,7%) e pancreatite aguda (14,2%) foram sintomas mais frequentes. O diâmetro médio do ducto pancreático principal (DPP) foi 4,5 mm (0,15-3,1). Os maiores cistos encontravam-se na cabeça, corpo, em mais de um segmento e cauda em 38 (60,3%), 16 (25,4%), 8 (12,7%) e 1 (1,6%), respectivamente. O tamanho médio foi 20 mm (0,6-6,6), 51 menores e 12 maiores que 3 cm. A EUS mostrou comunicação com o MPD em 54 (85,7%) e 26 eram uniloculares (41,3%). Obtido líquido em 11 casos. O diagnóstico final obtido pela EUS-FNB foi NIMP, adenocarcinoma, cisto de retenção, cistoadenoma mucinoso, seroso e inconclusivo em 40 (74.7%), 4 (6,3%), 1 (1,6%), 4 (6,3%), 7 (11,1%) e 7 (11,1%), respectivamente. A IHC (65%) e a hematoxilina-eosina (35%) caracterizaram o revestimento epitelial em todos os casos, os quais eram gástrico, intestinal, biliopancreático e oncocitico em 18 (45%), 14 (35%), 8 (20%) e 2 (5%), respectivamente.

Conclusões

O diagnóstico classificatório, diferencial pela EUS-FNB, bem como a IHC método auxiliar na identificação do epitélio das NIMPs foi possível na maioria dos casos. A obtenção de “Core Biopsy” com agulha de 20G possui relevância no diagnóstico e identificação do epitélio de revestimento das NIMPs, determinando assim o melhor manejo desses pacientes.

Palavras-Chave

ultrassonografia endoscópica, Neoplasias Intraductais Mucinosas Papilíferas,

Área

TCC – Centro de Treinamento - Ecoendoscopia

Autores

Rafaella Christina Gouveia Lauriano, Ana Carolina Fernandes Reis, Andressa Tomé Rezende de Faria, Ivana Tamie Yamashita Shinzato, Morgana Andressa da Silva Santos, Marina Doles Ascenção, Rafael de Carvalho da Silva, Nicolas Jannuzzelli Richwin, Thiago Camilo de Andrade Bertolotto, Verônica Cangussú Serretti Leonel, Ibrahim Assad El Ibrahim, Artur Adolfo Parada, Samuel Galante Romanini, Filadélfio Euclides Venco, Marcel Autran Machado, Rodrigo Canada Trofo Surjan, José Celso Ardengh