XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA EM PACIENTES PEDIATRICOS DE HOSPITAL TERCEÁRIO: UMA ANÁLISE RETROSCPECTIVA

Introdução

Com evolução dos aparelhos de endoscopia digestiva alta (EDA), foi possível a avaliação do tubo digestório alto em pacientes na pediatria, que possui características próprias de indicação (processos congênitos, infecciosos, inflamatórios, metabólicos), sendo a principal indicação terapêutica a retirada de corpo estranho, sempre considerando seus riscos e benefícios. Ademais, destaca-se a infecção por Helicobacter pylori (Hp) que ocorre na primeira infância, podendo acarretar comprometimento futuro.

Objetivo

Analisar as indicações e diagnósticos de EDA em pacientes pediátricos em nível de hospital terciário.

Método

Estudo retrospectivo, descritivo de 1261 exames endoscópicos de 2019, incluindo pacientes ambulatoriais e internados com amostra definida por conveniência. (CEP - CAAE 39743020.3.0000.5378).

Resultados

Do total de exames, na faixa etária de 1 a 18 anos, foram avaliados 39 pacientes, com média de 13 anos, sendo a maioria do sexo feminino (26 pessoas – 66,6%). As indicações consistiram de: dor epigástrica (64%), doença do refluxo gastroesofágico (15%), dispepsia (2%), hemorragia digestiva alta - HDA (2%), distúrbios alimentares (2%), corpo estranho (2%), halitose (2%), controle de infecção por Hp (2%), esofagite eosinofílica (2%) e pós-gastroplastia (2%). Com achados diagnósticos: gastrite (61%), com predominância de quadros moderados e leves (91%), gastrite erosiva (4%) e pangastrite (4%). A bulboduodenite teve achados relevantes (7,7%), já a esofagite foi vista em 2,5% dos casos.
Correlacionando a sintomatologia, dos 25 pacientes com dor epigástrica, 96% confirmaram diagnóstico de gastrite. HDA também correlacionou-se com o mesmo diagnóstico. A presença de Hp foi pesquisada em 22 pacientes (56,4%) e foi positiva em 9,1% destes, dos quais todos com gastrite.

Conclusão

A principal indicação de EDA, como visto em outros estudos, foi dor abdominal. Apesar de maior incidência no sexo masculino, a esofagite eosinofílica no estudo contrariou o esperado. O rastreio endoscópico de Hp não é rotineiro em pacientes pediátricos, entretanto situações específicas (dor abdominal persistente) sugerem a necessidade, sendo a principal indicação nesta análise, embora tendo sido observado elevado índice negativo. No presente estudo a não observação de ulceras ocorreu como o esperado. Portanto, os exames endoscópicos pediátricos, mesmo sendo realizados em situações específicas, contribuem para adequado tratamento das afecções nessa faixa de idade.

Palavras-Chave

Endoscopia Digestiva Alta, Diagnóstico Endoscópico em Pediatria, Helicobacter pylori.

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva pediátrica

Autores

Thales Marques Corrêa, Victoria Telles Vieira Celia, Leticia Machado Baptistella, Norberto Katsumi Osaki, João Luiz Brisotti