XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

HÉRNIA DO ORIFÍCIO OBTURADOR ASSOCIADA A SUBOCLUSÃO INTESTINAL.

Apresentação do Caso

Paciente 86 anos, sexo feminino, emagrecida, com queixa de dor linguina esquerda com irradiação para face anteromedial da coxa esquerda. Procurou emergência com este quadro, sendo tratada com sintomáticos. Apresentou vômitos que foi imputado ao uso de analgésicos (tramadol). Recebeu alta e retornou no outro dia com mesma dor e quadros esporádicos e vômitos. Foi realizado TC abdômen sem contraste que visualizou distensão moderada de delgado devido a encarceramento de jejuno em orifício obturador a esquerda. Foi submetida a video laparoscopia que constatou alça de jejuno estrangulada pelo orifício obturador a esquerda, confirmando o diagnostico da tomografia. Redução da alça mostrou pinçamento da borda antimesenterica sem sinais de perfuração ou necrose. Foi realizado dissecção do peritônio superiormente ao orifício obturador, redução do saco herniário, colocação de segmento de tela de polipropileno ocluindo orifício herniário e fechamento do peritônio parietal. Paciente apresentou boa evolução no pós-operatório recebendo alta no 3 dia.

Discussão

A hérnia obturadora corresponde a menos de 1% das hérnias da parede abdominal.Ocorre principalmente em mulheres idosas e magras, entre 70 e 90 anos de idade.O forame obturador esta localizado na face ântero-lateral da parede pélvica, formado pelos ramos do ísquio e púbis.Tem formato oval e é quase totalmente coberto por uma membrana fibrosa, a membrana obturadora. A única abertura é uma pequena área antero-superior por onde atravessam o nervo, a artéria e veia obturadora, atravessando o canal obturador a caminho de inervar a região obturadora ou adutora da coxa.Clinicamente o paciente pode apresentar a neuralgia do obturador: dor na virilha com irradiação medial para o joelho.Em fase mais tardia pode se apresentar como uma massa em região proximal da coxa, entre os músculos pectíneo e adutor longo, com equimoses em coxa, podendo sugerir necrose intestinal.O diagnostico diferencial é principalmente com as hérnia femorais, podendo estar associadas.Quando houver suspeita clinica a investigação com exame de imagem (ultrasom , tomografia ou ressonância) podem esclarecer o diagnostico.

Comentários finais

Pacientes com diagnostico de hérnia do orifício obturador com sinais de suboclusão devem ser submetidos imediatamente a cirurgia, evitando necrose e perfuração intestinal. O acesso laparotômico ou laparoscópico podem ser utilizados, dependendo da condição clinica do paciente e a experiência do cirurgião.

Palavras-Chave

HÉRNIA, OBTURADOR, SUBOCLUSÃO INTESTINAL

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

EMMANUEL CONRADO SOUSA, FABRICIO BARBOSA MATOS, ELEN VERUSKA FERNANDES COSTA