XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Tratamento endoscópico de lipoma duodenal sintomático pela técnica de loop-and-let-go: relato de caso

Apresentação do Caso

R.M., feminina, 53 anos, procurou atendimento por sensação de bolus, pirose e plenitude pós-prandial há 4 meses, sem resposta ao tratamento clínico. Em Endoscopia Digestiva Alta, evidenciou-se esofagite erosiva leve (Los Angeles A), além de lesão polipoide de 3 cm, pediculada, de coloração amarelada, na segunda porção duodenal. Realizou-se biópsias com pinça, cujo resultado histopatológico relevou lipoma. Prossegui-se o tratamento endoscópico pela técnica “loop-and-let-go”.

Discussão

Lipomas são tumores benignos oriundos de adipócitos. No trato gastrointestinal (TGI), ocorrem com maior frequência no colón. Lipomas duodenais são raros, se desenvolvem na submucosa, apresentando-se como massas isoladas, homogêneas e macias à manipulação. Devido à peristalse intestinal, pode ocorrer a extrusão da massa para o lúmen, formando lesões pediculadas. Usualmente assintomáticos; contudo lesões maiores de 2cm podem apresentar-se com dor abdominal, hemorragia, intussuscepção e obstrução intestinal. O caso relata paciente com síndrome dispéptica que foi refratária ao tratamento clínico. Devido à localização proximal e o tamanho da lesão (3cm), os sintomas foram relacionados à provável dififuldade no esvaziamento gástrico, justificando a abordagem da lesão. No primeiro exame realizado, procedeu-se biópsia com pinça para investigação histopatológica. A literatura endossa o uso da ultrassonografia endoscópica como método de escolha, por permitir investigação detalhada da parede do TGI e facilitar punção aspirativa guiada, fornecendo material citológico. Devido à indisponibilidade dessa técnica, somado ao fato da lesão ter componente endoluminal importante, foi obtido material através de biópsia sob biópsia. Pela presença de pedículo e confirmação histológica de benignidade, optou-se pela técnica loop-and-let-go, que consiste na utilização de endoloop para laçar o pedículo da lesão e promover a ligadura vascular, resultando em isquemia, necrose e desprendimento da base. A lesão é carreada pelo TGI e eliminada nas fezes, enquanto a base cicatriza por segunda intenção. Esta técnica permite que lesões pediculadas sejam removidas sem grandes traumas; ao contrário das que utilizam eletrocautério, que tem maior risco de perfuração; sendo, portanto, mais segura e vantajosa ao paciente.

Comentários finais

Contribuímos com a descrição de um caso bem-sucedido do emprego da técnica loop-and-let-go para o tratamento endoscópico de lesões pediculadas do TGI, demonstrando ser segura e eficaz para esse objetivo.

Palavras-Chave

Lipoma pediculado – Duodeno – Técnica loop-and-let-go - Endoscopia do Sistema Digestório.

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Nicolle Mesquita Salvadori, Gabriel Rodiguero, Pedro Zoppas Da Silva, Crislei Casamali