XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

RESSECÇÃO ENDOSCÓPICA DE TUMOR NEUROENDÓCRINO DO RETO - RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

Paciente do sexo feminino, 50 anos de idade com história de dor abdominal há 3 meses no andar inferior, dor anal e dificuldade para evacuar. Ao exame físico contatou-se abdômen doloroso no mesogástrio e ao toque retal plicoma anal e pólipo retal. A colonoscopia evidenciou hemorroidas internas e externas (Grau III) e lesão retal (polipóide, de localização submucosa, medindo 1cm). Foi realizado excisão endoscópica da lesão. O estudo anatomopatológico e imuno-histoquímico evidenciaram tumor neuroendócrino (Grau I). Após o procedimento a paciente evoluiu bem e foi instituído tratamento clínico para a doença hemorroidária com medidas higienodietéticas, cuidados locais e medicação tópica.

Discussão

Os tumores neuroendócrinos (TNEs) são originados das células neuroendócrinas, chamadas de células de Kulchitsky no trato digestivo. O TNE de reto é uma patologia rara e bem diferenciada, representando 27% de todos os TNEs gastrointestinais. A composição das células desse tipo de tumor tem características similares àquelas das células endócrinas normais do trato digestivo, expressando marcadores gerais de diferenciação neuroendócrina (usualmente cromogranina A difuso e intenso e sinaptofisina) conforme o sítio de origem, com atipia nuclear leve a moderada e baixo índice mitótico. Cerca de 50% dos pacientes são assintomáticos, no entanto, quando há presença de sinais e sintomas, os principais são: hematoquezias, sintomatologia anorretal (desconforto, tenesmo, dor), dor abdominal, alteração de hábitos intestinais, perda de peso, entre outros. A idade média de diagnóstico é de 54 anos, sendo mais comum entre homens. Aproximadamente metade dos doentes com TNE retais são diagnosticados por endoscopia, sendo esta solicitada devido a queixas clínicas ou por rastreios, portanto, trata-se de um diagnóstico incidental. O tratamento para o tumor que fornece garantia de cura é sua ressecção completa, contudo, na prática clínica, geralmente, opta-se por um algoritmo de tratamento baseado no tamanho tumoral e invasão da camada muscular própria.

Comentários finais

O diagnóstico e tratamento de tumores carcinoides retais são desafiadores e continuam sendo uma condição com protocolos e modalidades terapêuticas pouco claros que ainda precisam de melhor avaliação. Com uma abordagem adequada, o prognóstico pode ser favorável, com alta sobrevida.

Palavras-Chave

Colonoscopia; Tumor neuroendócrino; Reto.

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

Fábio Kenedy Almeida Trigueiro, Lucas Lobo Trigueiro, Maria Eduarda de Oliveira França, Ana Luiza Wanderley Barros e Silva, Letícia da Silva Marques Elias, Laís Soares Holanda