XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Dissecção Submucosa Endoscópica de Schwannoma de Cólon: Relato de Caso

Apresentação do Caso

Paciente 47 anos, feminino, queixa de alteração de ritmo intestinal, sem sinais de sangramento gastrointestinal. Exame físico e laboratorial dentro dos limites da normalidade. Colonoscopia observou lesão de aspecto subepitelial, medindo cerca de 10mm, localizada a 20 cm da borda anal, superfície lisa, amarelada e de consistência endurecida. Avaliação complementar com tomografia de abdômen sem alterações e ultrassonografia endoscópica, que visualizou uma formação nodular hipoecóica em colón sigmóide, medindo 10mm no maior eixo, acometendo a camada mucosa profunda com projeções para submucosa superficial. Não foi realizado punção ecoguiada por se tratar de lesão de baixo rendimento diagnóstico. Foi necessário ressecção endoscópica pela técnica de dissecção submucosa endoscópica (ESD). Procedimento realizado pela técnica convencional, em monobloco, com faca híbrida, sob anestesia geral e sem intercorrências. Peça esticada em isopor medindo 15mm. Apresentou boa evolução, aceitando bem a dieta via oral, com alta hospitalar em 24 horas. O relatório final da patologia foi de neoplasia submucosa de células fusiformes sem atipias, com estudo imuno-histoquímico positivo para S-100 e negativo para CD117, desmina e actina muscular, permitindo o diagnóstico de neoplasia de bainha de nervo periférico - Schwannoma.

Discussão

O Schwannoma é uma neoplasia de origem neurogênica, crescimento lento, encontrado no trato gastrointestinal. Faz parte dos tumores estromais, como tumor estromal gastrintestinal e leiomioma. São mais frequentes no estômago e raros em cólon e reto. Apresentam-se assintomáticos, mas podem apresentar sinais de obstrução e sangramento digestivo. A maioria dos schwannomas gastrointestinais são achados incidentais durante exame endoscópico ou de imagem. A Endoscopia, apresentam-se como lesão de aspecto subepitelial, algumas com mucosa integra outras com ulceração. A ecoendoscopia podem exibir como imagem hipoecóica de segunda ou quarta camada, sem sinal patognomônico. O diagnóstico definitivo consiste no estudo anatomopatológico associado a avaliação imuno-histoquímica, com evidencia maior para positividade de S-100. Em alguns casos, os pacientes podem ser tratados por ressecção endoscópica, sem passar por cirurgia radical.

Comentários finais

O Schwannoma é raramente encontrado no trato gastrointestinal. O comportamento benigno do tumor é responsável pelo bom prognóstico, com taxas de recorrência e metástase considerados eventos raros.

Palavras-Chave

Schwannoma, sigmóide, imunohistoquímica.

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

Cláudia Loureiro Martins Medrado, Victor Rossi Bastos, Andrea Maia Pimentel, Sylon Ribeiro de Britto Junior, Mariama Alves Dantas Fagundes