XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Análise Retrospectiva da Prevalência de Pólipos Gástricos em Exames Endoscópicos de Hospital Terciário

Introdução

Os pólipos gástricos são geralmente encontrados incidentalmente em exames de endoscopia digestiva alta, em indicações para o exame não relacionados. Estes pólipos são comumente assintomáticos. A adequada abordagem dos pólipos gástricos deve ser adotada, pois, mesmo que infrequentes, podem apresentar potencial maligno.

Objetivo

Avaliar a prevalência de pólipos gástricos e seu diagnóstico histopatológico correlacionando com a indicação do exame endoscópico.

Método

Estudo retrospectivo, descritivo de análise de exames endoscópicos realizados em serviço de endoscopia de hospital geral. Amostra definida por conveniência, composta por exames aleatoriamente selecionados, realizados no ano de 2019 em pacientes internados e ambulatoriais. (CEP - CAAE 39743020.3.0000.5378).

Resultados

Foram analisados 1337 exames de 1261 pacientes, com distribuição etária de 1 a 93 anos (média 53 anos), com predominância do sexo feminino (770 indivíduos – 61,06%). Dentre estes pacientes foi identificada a ocorrência de pólipos em 34 pacientes (2,69%), sendo a maioria mulheres (67,64%). A principal indicação para o exame foi dor epigástrica (47,05%) e foram indicados exames de controle por diagnóstico prévio de pólipos gástricos em 3 casos (8,82%). Em relação à localização, a maioria ocorreu no corpo gástrico (50,0%), foram encontradas lesões no antro, cárdia e fundo gástrico, além de múltiplas localizações e também 1 caso de boca anastomótica pós cirurgia bariátrica. Foram observados em 17,64% pólipos múltiplos. Em todas as situações foram realizados procedimentos para excisão das lesões, sendo 13 polipectomias e biópsias a fórceps no restante dos casos. Os diagnósticos mais frequentes foram pólipos hiperplásicos e pólipos inflamatórios (47,05% e 41,17% respectivamente), em 17,64% a pesquisa para Helicobacter pylori foi positiva, diretamente relacionado com pólipos inflamatórios. Embora a principal indicação tenha sido a dor epigástrica, não houve correlação entre este sintoma e o tipo ou localização das lesões.

Conclusão

Coincidindo com dados da literatura, a ocorrência de pólipos gástricos apresenta pequena prevalência e caracterizam-se por achados endoscópicos, entretanto, situações inflamatórias podem determinar sua ocorrência, em especial o Helicobacter pylori, sendo a polipectomia importante na profilaxia do câncer gástrico.

Palavras-Chave

Pólipos gástricos, Pólipos inflamatórios, Pólipos Hiperplásicos, Endoscopia Digestiva Alta

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Letícia Machado Baptistella, Victoria Telles Vieira Celia, Thales Marques Corrêa, Norberto Katsumi Osaki, João Luiz Brisotti